Você sabe o que é capacitismo?

“Capacitismo é o ato de discriminação, preconceito e opressão contra pessoas portadoras de alguma deficiência.”

Mas o que define uma pessoa com deficiência? Segundo a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com demais pessoas.”

Vivemos em uma sociedade capacitista, onde a grande maioria das pessoas seriam típicas, sem qualquer necessidade especial e consideradas “normais” e as demais, pessoas atípicas, portadoras de alguma necessidade especial. Essas são consideradas pessoas de menor valor, que precisam ser curadas ou corrigidas.
Agora quero que vocês reflitam comigo, quem será que precisa de correção, as pessoas atípicas ou o mundo em que vivemos?

É capacitismo quando você não arruma a sua calçada, porque VOCÊ passa por ela sem problemas. É capacitismo quando você se dirige ao acompanhante da pessoa atípica e não a ela. É capacitismo ofender, apontar, fazer piada de uma pessoa atípica. É capacitismo excluir uma pessoa atípica. É capacitismo quando você vai a um lugar que não tem acessibilidade, como uma rampa de acesso ou a um restaurante que não disponibiliza o cardápio em braille. É capacitismo chamar de cego, de surdo, mesmo que seja em uma brincadeira entre amigos. É capacitismo tratar uma pessoa atípica de forma infantilizada, como se por ser portadora de alguma deficiência tornasse ela incapaz de compreender o mundo. É capacitismo resumir a pessoa com alguma deficiência ao termo “deficiente”, como se ela não fosse mais nada além disso.

Precisamos que o mundo compreenda que inclusão não é um favor e sim um direito e que essas pessoas portadoras de qualquer necessidade especial, não precisam ser corrigidas e sim aceitas e compreendidas.

Acesse o quadrinho da Turma da Mônica sobre capacitismo, divulgado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Paraná:

→ A Turma da Mônica – Acessibilidade

Autora: Alice de Leon

Foto: Arquivo Pessoal

Siga no Instagram: instagram.com/o_mundo.daduda/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.