Fiambreria Argentina: 28 anos de tradição

Há vinte e oito anos a Fiambreria Argentina é referência em queijos, vinhos, embutidos e doces em Rio Grande

Tudo começou quando Amauri Pereira sonhou que realizava um trabalho igual ao do tio, comercializando queijos. E então, em 1992 decidiu colocar em prática, contando com o apoio da esposa Cláudia Poester Pereira, iniciando com a venda de quinze quilos de queijo de porta em porta.

A mãe de Cláudia, Lenir Silveira, fazia doces que também eram comercializados nas residências e órgãos públicos, conhecidos como “Doces da Vó”. Após o falecimento de dona Lenir, há um ano, Cláudia mantém a tradição e continua produzindo as receitas. A equipe de porta em porta foi crescendo e contava com o trabalho da irmã de Cláudia, chegando a ter até nove vendedores.

O negócio familiar, teve a oportunidade de um ponto fixo, cinco anos depois, na casa de dona Lenir, na rua Argentina. O casal decidiu vender a própria residência para investir na compra de queijos, e a partir daí, iniciou a Fiambreria Argentina.

O casal Amauri e Cláudia atende na loja, além dos funcionários. O filho, Rodrigo Poester trabalha no atendimento e escritório e a nora, Gabriela Christello, é enfermeira, mas também ajuda nas redes sociais.

Produtos Frescos

Na Fiambreria Argentina se encontra produtos frescos como os laticínios nacionais e uruguaios, salames, linguiças, conservas em grande variedade, nata, manteiga, massas frescas, congelados, azeites e doces. Além de bebidas como vinhos em diversos rótulos para acompanhar a refeição ou momento de petiscos. E por falar nisso, uma opção versátil é a combinação de produtos para a confecção de tábuas de frios, seja para consumir em casa, sozinho, em casal ou família ou até presentear, tudo isso pode ser elaborado com exclusividade na loja e atendimento personalizado

Desafios da Pandemia

Os proprietários explicam que com o início da pandemia precisaram interromper a degustação dos produtos e cortesia aos clientes, uma prática conhecida que já era hábito na Fiambreria e ajudava para que as novidades de cafés, queijos e doces ficassem conhecidas. A iniciativa para driblar este momento sensível foi investir em redes sociais e possibilitar o atendimento via WhatsApp. A loja trabalha com venda a varejo e atacado para restaurantes e lancherias, incluindo a opção de tele-entrega terceirizada.

A Fiambreria Argentina mantém os protocolos de saúde e segurança, necessários ao momento, realizou mudanças na infraestrutura do ambiente para entrada e saída de clientes no sentido horário. Foram implementados sinalizadores para indicar o distanciamento, álcool em gel na entrada e o controle do número de clientes no interior da loja.

A mascote, que há dois anos fica em frente a loja, é a Mimosa. Nome escolhido a partir de enquete entre os clientes. Como forma de incentivo, exemplo e cuidado, durante a pandemia, a Mimosa também utiliza máscara de proteção.

Cuidados com o meio ambiente

Uma preocupação do casal empreendedor é com a redução de danos à natureza. E para isso,  Amauri explica que investiram em energia 100% solar e o lixo é integralmente separado para reciclagem. 

Preços Acessíveis

Mesmo em um ramo que os produtos possuem imagem de sofisticação, a Fiambreria Argentina se preocupa em manter preços acessíveis e competitivos. A vantagem do local é encontrar ingredientes para a preparação desde massas e sanduiches até opções requintadas para uma ocasião especial, com queijos finos, a escolha é do cliente e opções inúmeras.

Ficou com vontade de visitar?

A Fiambreria Argentina fica localizada na Avenida Argentina, 723. Atendimento de segunda à sábado das 9h às 12h e das 14h às 19h.

Atendimento via telefone e WhatsApp pelo 3230-1804.

→ facebook.com/FiambreriaArgentina

→ instagram.com/argentinafiambreria/

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.