Notícias

Reunião marca início das obras da UBSF do bairro Bolaxa

Na manhã desta sexta-feira (24), representantes do Executivo Municipal, com a participação do Gabinete de Programas e Projetos Especiais apresentaram o projeto de construção da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Bolaxa. O encontro teve como objetivo esclarecer as normas e sanar dúvidas a respeito do plano, apresentar o projeto e dar orientações à empresa sobre o andamento e o processo de fiscalização da obra e também discutir esse processo com a comunidade.

A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Pereira, explica que a cada início de obra é instituída, por decreto, uma Comissão de Acompanhamento de Projetos (CAP) composta por membros da comunidade. Frequentemente são realizadas reuniões com a equipe da Prefeitura com a comunidade para acompanhar o desenvolvimento das obras. Os membros apresentam demandas da população à equipe técnica, além de auxiliar no desenvolvimento da mobilização social convidando as pessoas a participarem.

Segundo o Secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Paulo Rodrigues, essa interação com a população é fundamental. “Esse acompanhamento é muito importante para a realização e desenvolvimento dos projetos, além disso, a participação das escolas também fortalece a importância do pertencimento dos moradores e moradoras dos bairros diretamente com as ações desenvolvidas”, afirma.

Com recursos do Ministério da Saúde e de uma emenda parlamentar do deputado Elvino Bohn Gass, o orçamento da obra é de R$ 988.506,33 e tem um prazo de 10 meses previstos para a conclusão. A empresa responsável pela execução é a Guido S. Transportes e Terraplanagem Eireli. A área total do lote com mais de 5 mil m², prevê a construção de consultórios médicos, áreas de atendimento, banheiros adaptados, salas de atividades coletivas, consultórios diferenciados para acolhimento e um almoxarifado específico para estoque de medicamentos. Além disso, estão sendo desenvolvidos mais dois projetos no entorno: a construção de uma quadra poliesportiva na EMEF Ana Neri e também a construção de uma praça, no espaço conhecido como “Campo do Gaúcho”.

A construção da quadra na escola está em fase inicial, com a execução de ações de terraplanagem e aterro local.  Já a praça do campo do gaúcho está com estado avançado nas obras.O local contará com uma academia, uma quadra poliesportiva e um playground, todos já tiveram a concretagem de suas bases concluídas. Na próxima fase será feita a colocação dos equipamentos nas estruturas. O local também receberá uma pista de caminhada que está em fase final de construção. Na área, existe ainda um espaço que será utilizado como campo de futebol. O objetivo do GPPE é realizar o paisagismo da praça de maneira conjunta com a comunidade.

O Prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou o retorno positivo que ações como essa trazem à comunidade. “A oportunidade de termos uma estrutura qualificada e que possa receber a comunidade do Bolaxa e entorno de forma adequada, sem dúvida, beneficia como um todo. Nossa expectativa é de que a obra seja concluída no cronograma previsto e com certeza esse diálogo que está ocorrendo entre Prefeitura, empresa e também a comunidade nos dá a segurança de que será uma obra bem executada”, finaliza.

Participaram da reunião, além dos já citados, representantes do GPPE, da empresa responsável pela obra e da fiscalização da mesma, a Chefe de Gabinete Adjunta do Prefeito, Daniela Rodrigues, o Secretário de Município do Cassino, Miguel Satt, a Secretária de Município de Turismo, Esporte e Lazer, Surama Santos, o vereador Rovam Castro, além de servidores municipais.

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.