Programa Jovem RS oferece ferramentas digitais de aprendizagem durante suspensão das aulas

Com o intuito de ofertar um conteúdo inovador, que desperte a criatividade e protagonismo dos estudantes, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, está disponibilizando uma série de ferramentas educacionais com temáticas extracurriculares alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso ocorre de forma gratuita, por um prazo de pelo menos de 30 dias, a contar da última sexta-feira (20/3). O site pode ser acessado aqui.

A iniciativa, que poderá ser ampliada para até 60 dias, conta com materiais sobre robótica educacional, programação, educação financeira, educação empreendedora, computação, tecnologia, eletroeletrônica, ciência, matemática e biologia, além de leituras virtuais e videoaulas de assuntos diversos.

“Considerando o combate à disseminação do coronavírus e a medida de prevenção que suspendeu as aulas nas escolas públicas da rede, estamos oportunizando a utilização de recursos digitais que irão enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas durante este período”, destaca o secretário da Educação, Faisal Karam.

A Seduc sugere que os professores, com apoio dessas plataformas, organizem atividades educativas para que os alunos tenham acesso, no computador ou no celular, a momentos diários de aprendizado, leituras, pesquisas, videoaulas, infográficos, mapas, animações, plataformas e games. A secretaria entende que nem todos os estudantes têm acesso digital em suas casas, mas, mediante planejamento do professor, programas educativos de TV e rádio podem ser indicados para esses alunos, que também podem receber livros da biblioteca escolar.

Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que implanta as ações de gestão e de planejamento da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas em parceria com parques tecnológicos e universidades.

A proposta valoriza, apoia e dá visibilidade e estímulo ao crescimento e protagonismo juvenil. O programa conta com apoio das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Cultura e de Trabalho e Assistência Social, da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp) e do Sebrae-RS.

SECOM RS

Foto: SECOM RS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.