NotíciasRio Grande

Vereador propõe modelo de assinatura mensal para reduzir a tarifa do transporte público em Rio Grande

Na última quarta-feira, 27, foi aprovada na Câmara Municipal a Indicação nº 585/2023 de autoria do vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB). Através deste documento, o vereador apresenta algumas pautas a serem incluídas no novo processo licitatório do transporte coletivo do município, que encontra-se em fase de elaboração. Dentre as sugestões está a proposta de um modelo de assinatura mensal para o transporte coletivo, de forma a reduzir o valor da tarifa de ônibus atual.

Nos moldes do que foi apresentado pelo vereador, ao aderir o plano mensal o usuário poderá utilizar livremente o transporte coletivo, pagando menos de R$ 4,00 por dia para se deslocar pela cidade quantas vezes quiser. A primeira alteração seria a forma de pagamento do sistema de transporte público, que passaria a ser por quilômetro rodado e não mais por passageiro transportado. A partir daí, seria criada uma conta pública gerida pelo município para pagar a empresa prestadora de serviços.

“Com o modelo de assinatura mensal no transporte público, já existente e bem-sucedido em outros municípios, será possível fidelizar o usuário. Desta forma, aprimoramos o serviço implantando incentivos como: acesso à internet wi-fi nos ônibus, linhas expressas, criação de um sistema compartilhado de bicicletas, além do livre acesso ao transporte”, explicou o vereador. A proposta também prevê a concessão de espaços para publicidade nos ônibus, e a inclusão da receita das áreas de concessão do estacionamento rotativo (Zona Azul) ao Fundo Municipal de Trânsito e Transporte -FMTT.

Para entender melhor a proposta, acesse o documento na íntegra:

→ https://sapl.riogrande.rs.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/22377/i585.pdf

Jornalista Nicole Soares Corrêa/Assessora Parlamentar Vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB)

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.