Vacinação contra Covid-19 segue em ritmo acelerado no fim de semana de Páscoa

Com estoques reabastecidos, diversos municípios gaúchos atenderam ao apelo da Secretaria da Saúde (SES) e realizaram mutirões para acelerar a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (3/4). Em diferentes cidades, o Exército ajudou na logística dos drive-thrus e na aplicação das doses.

Integrantes de forças de segurança começam a receber vacina em Santa Rosa – Foto: Divulgação SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse estar muito agradecida pelo empenho dos gestores municipais, dos coordenadores regionais e dos voluntários que fizeram dar certo o mutirão pela vacinação no feriado de Páscoa. “Vacina boa é vacina no braço, e juntos vamos conseguir superar esse momento difícil. Estou muito sensibilizada pela participação de todos”, enfatizou Arita.

Em muitos pontos de vacinação, voluntários foram acionados para reforçar as equipes, inclusive universitários de cursos ligados à área da saúde. No domingo (4/4) de Páscoa, também haverá vacinação em alguns municípios.

São Martinho da Serra – Foto: Divulgação SES

“Há uma mobilização gigante pelo interior para aplicarmos as doses nos grupos prioritários, que agora incluem as forças de segurança. Como o plantão foi de aplicação das doses, os números serão inseridos nos próximos dias no sistema, e aí saberemos o quanto o esforço irá impactar na cobertura vacinal, mas arrisco dizer que estamos avançando muito rapidamente”, afirmou Ana Costa, diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Drive-thru em Santiago – Foto: Divulgação SES

Em Santa Rosa, no noroeste do Estado, a vacinação priorizou as forças de segurança, mas o reforço no estoque de vacinas que chegou na sexta-feira (2/4) irá permitir, nos próximos dias, que se avance ainda mais na imunização dos idosos. “Está indo bem rápido. Já vacinamos a faixa etária de 66 anos e acredito que na próxima terça (6) vamos chegar aos 64 anos, além de continuar aplicando a segunda dose”, disse o secretário municipal de Saúde de Santa Rosa, Delcio Stefan.

Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari – Foto: Divulgação SES

Para a coordenadora adjunta da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Maria, Carla Boniatti, a chegada das doses foi fundamental para acelerar a imunização na região Central. “Vários municípios conseguiram vacinar ainda na sexta e também neste sábado. Foram priorizadas a faixa etária de 65 anos ou mais e as forças de segurança. Amanhã, no Domingo de Páscoa, vamos seguir mobilizados, e os municípios estão com suas equipes atentas para entregar as doses”, acrescentou.

Integrantes de forças de segurança começaram a receber vacina em Canguçu, no sul do Estado – Foto: Divulgação SES RS

Fantasiados e usando máscaras, atores da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento percorreram todos os pontos de vacinação de Santa Maria, como o estacionamento da shopping Praça Nova e o ginásio do Clube Recreativo Dores.

São Gabriel, na Campanha – Foto: Divulgação SES RS

Onde não havia alguma ação especial, o dia ensolarado foi mais um incentivo para públicos-alvo da vacina contra Covid-19 nesta fase da campanha procurarem pontos de aplicações de doses para se imunizarem. A cena se repetiu em municípios de diferentes regiões do Estado, como mostram as fotos que ilustram esta notícia.

Drive-thru em Frederico Westphalen, no norte gaúcho – Foto: Divulgação SES RS

Ascom SES RS

Foto: Ronald Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.