NotíciasRio Grande

Tamiris Duarte e Neuro Júnior serão as atrações do Janela Musical desta semana

Oitava edição do projeto será neste sábado, na fanpage da universidade no Facebook

Composições próprias estarão no repertório escolhido para mais uma edição do projeto Janela Musical, que ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 30, na página da FURG no Facebook.

Foto: Vitória Proença

Tamiris Duarte é contrabaixista e compositora, possui graduação em Música – Habilitação Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), com obtenção de Láurea Acadêmica e graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente cursa mestrado em Performance Musical na Unicamp, na área da música popular.

Tem experiência como ministrante em oficinas de rítmica afro-brasileira, percepção e contrabaixo elétrico e, em 2015, atuou como tutora no Projeto Música nas Escolas do Rio Grande do Sul com bolsa concedida pela ProRextUFRGS.  Tamiris salienta que seu trabalho no início teve muitas influências no reggae e que atualmente percorre diferentes caminhos. “Eu sinto que as minhas influências estão sendo construídas a cada dia, na troca com as pessoas que convivo e trabalho”, reforça a compositora.

Foto: Vini Angeli

Neuro Júnior, natural de Encruzilhada do Sul, toca violão desde os oito anos de idade e já foi premiado em diversos festivais nativistas. Tem dois discos gravados com Gabriel Romano e Grupo: “Sobre Nós”, que foi indicado ao prêmio açorianos de música como instrumentista em 2014 e “Doce é a Passagem”, também com quatro indicações ao prêmio em 2016.

Já acompanhou os músicos Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Renato Borghetti, Paola Kirst, além de ter um duo de violão e bombo legüero com Pedro Borghetti. “As minhas primeiras influências musicais foram os artistas aqui do sul do Brasil, os da música nativista, no início alguns cantores e depois fui começando a conhecer os instrumentistas. Minha grande inspiração musical é o violonista Yamandu Costa”, conta Júnior.

Os músicos já participaram de diversos projetos online durante a quarentena. “Apesar deste ser um dos momentos mais tristes que a nossa geração já viveu, nós temos o privilégio de ter a música para fazer um pouco de carinho nas pessoas que estão em casa”, afirma Neuro Júnior. Para Tamiris, iniciativas como o Janela Musical são a melhor opção que temos no momento. “Gostei muito do nome do projeto da universidade, penso na janela como uma alternativa de abrir os horizontes das pessoas que estão em casa”, comenta a contrabaixista.

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical.

A atividade oferece alternativas artísticas e culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul. Participarão dos próximos encontros os músicos Gilberto Oliveira, André Dizero e Bruno Acosta.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Divulgação FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.