“Sou grata por poder chamar de profissão essa mágica que envolve os Casamentos”

Durante o período sensível que vivemos, as celebrações de casamento, momento tão esperado pelos noivos e suas famílias, precisou ser adiado.

Com o avanço da vacinação, a retomada de algumas atividades tem sido possibilitada, entre elas, a celebração de cerimoniais.

Sem perder o encanto, tudo foi adequado aos novos formatos. E nesta fase foi possível notar o trabalho, importância e dedicação dos profissionais cerimonialistas que atuam para que tudo saia não só conforme o planejado, mas que possibilite os donos da festa, aproveitarem o momento como deve ser.

Quando não há um profissional especializado em organizar a cerimônia, as tarefas que deveriam ser atribuídas a eles, sobrecarregam os noivos, suas famílias e amigos. Noivos, mesmo sem experiência, que planejam o próprio casamento, costumam estressar-se e esquecer de si mesmos.

O que deve ser um momento harmonioso, ainda que o ditado pareça clichê, é um fato, pode tornar-se um pesadelo. E desfrutar de todos os momentos, pré, durante e depois da cerimônia, ou seja, os momentos significativos aos casais, é o ideal de quem busca uma celebração. Por isso, conversamos com a Cerimonialista e Celebrante de Casamentos, Letícia Madruga, atuante no ramo de eventos desde 2013. Ela nos conta sobre a sua trajetória e o impacto de seu trabalho na realização das cerimônias.

Por que contratar um profissional para um evento?

Quando se idealiza um evento, primeiramente deseja-se o sucesso dele, que tudo ocorra da melhor forma e seja bem organizado. Contratar um profissional para pensar à frente e ter em mãos o comando desse evento é investimento! É sinônimo de tranquilidade e a possibilidade de que o anfitrião também possa usufruir, curtir ao máximo o seu evento, sem preocupações.

Planejar um casamento, exige muitas tarefas. Qual a importância em ter uma Cerimonialista?

Quando os noivos se propõe a organizar um casamento, idealiza-se um grande dia, com tudo planejado e organizado nos mínimos detalhes. Sem um profissional ao lado, direcionando essa organização, muitos desses detalhes, que podem inclusive sabotar o dia do casamento, passando desapercebidos.

O trabalho da Cerimonialista é necessário só em ocasiões luxuosas?

Não! Pelo contrário, um Micro Wedding, em casa ( famoso e em alta house wedding) por exemplo, para 20 convidados pode e deve ser organizado com a ajuda de uma Cerimonialista. Uma recepção simples, mas com tudo organizadinho traz consigo a possibilidade de que os anfitriões aproveitem muito mais!

O que tu consideras essencial e que as pessoas não notam no trabalho da Cerimonialista?

Costumo dizer que, se não notarem a minha presença, se não verem necessidade na contratação do meu serviço no evento já concluído, é porque tudo deu mais do que certo! Ter cartas na manga, planos b e c são necessários, experiência em transformar um problema em solução, fazer com que os fornecedores nos bastidores andem em sintonia e a entrega seja perfeita são pequenos exemplos da importância de um Cerimonial competente num evento.

O que pode dar errado caso não contrate um profissional Cerimonialista?

Infelizmente os noivos não ficarão seguros de que tudo acontecerá como desejam. Precisarão no dia do evento estar correndo em busca de soluções ou delegando à pessoas da família essas funções, que geram dor de cabeça, preocupações num dia que era para ser só de alegrias e festividade. Eu não tive Cerimonialista: precisei correr atrás de bolo fake no dia do meu casamento pois o fornecedor contratado me deixou na mão, meus pais não aproveitaram a festa pois estavam sempre de olho se os convidados estavam sendo servidos, se a bebida estava gelada, tive penetras na festa, não tive o registro de fotografias tão idealizadas, sequer pensei em reservar o hotel para noite de núpcias. Isso são pequenos detalhes do todo que envolve uma organização.

Podes contar um pouco da tua trajetória?

Em 2013, busquei um curso online de Cerimonialista,  para ajudar uma amiga a organizar o casamento dela. Logo surgiu outra amiga noiva e o estímulo para eu buscar a especialização com renomados nomes do mercado de Casamentos no Brasil. Em 2015 o primeiro casamento na prática aconteceu e de lá para cá, com uma equipe treinada e competente, uma centena de eventos realizados com sucesso! Em 2017 me especializei como Celebrante de Casamentos, e hoje realizo Celebrações sociais, afetivas e plurirreligiosas com efeito civil.

Mesmo com o avanço e modernização, os casamentos não saíram de moda. A que tu atribui isso?

Ah, o amor, né?! O amor move o mundo! Que feliz vermos e testemunharmos o amor!

O que te encanta?

Ver os sorrisos dos clientes, as lágrimas nos cantinhos dos olhos felizes pela realização de um sonho! Fazer parte da construção desse grande dia ou estar ali como porta voz, celebrando o amor, move o “meu” mundo! Sou muito grata por poder chamar de profissão essa mágica que envolve os Casamentos.

→ Facebook

→ Instagram

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Peônia Fotografia e Cinema 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.