Notícias

SMMAS recebe novo equipamento para detectar ingestão de bebida alcoólica por motoristas

Crédito: Divulgação/SMMAS

Na manhã da quarta-feira (24), a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), através do seu Núcleo de Fiscalização de Trânsito, recebeu o mais novo equipamento que será utilizado durante as operações de fiscalização para detectar a ingestão de bebida alcoólica por motoristas.

O equipamento, conhecido como etilômetro passivo, servirá como método de triagem durante as barreiras de fiscalização. Segundo informações repassadas pelo Núcleo, o dispositivo agiliza as operações de modo que o motorista não necessite descer do veículo para realizar o teste. Além disso, a utilização do etilômetro passivo dispensa o uso dos bocais plásticos, o que viabiliza a diminuição das despesas de compra do material e a redução da quantidade de bocais descartados, tendo em vista seu uso individual por questões de higiene e saúde.

Ao soprar na direção do etilômetro passivo, a luz verde apontará ausência de álcool no ar expelido e o condutor será prontamente liberado, já a luz vermelha, indicará que o motorista contém alguma quantidade de álcool no organismo. Dessa forma, o condutor será convidado a realizar o teste de etilômetro tradicional comprovando o consumo e quantidade de álcool ingerido.

Lei Seca

De acordo com o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado dirigindo alcoolizado, cujo teste apontou concentração de até 0,33mg/l, sofrerá medida administrativa tendo o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além de ser autuado por infração de trânsito de natureza gravíssima (x10), com multa no valor de R$ 2.934,70.

Caso o resultado do teste for igual ou maior a 0,34mg/l, o condutor responderá por crime de trânsito, sendo conduzido até a delegacia onde ficará detido ou será solto mediante pagamento da fiança estipulada pela autoridade competente. Já em caso de recusar à realização do teste, as medidas são as mesmas tomadas em caso de flagrante com concentração de substância até 0,33mg/l.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação/SMMAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.