NotíciasRio Grande

290ª Festa de São Pedro tem início na próxima terça-feira (23), no Largo Dr. Pio

A 290ª Festa de São Pedro, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do Rio Grande, será realizada de 23 a 29 de junho, reunindo uma ampla programação voltada à fé, à cultura e à valorização da comunidade pesqueira. Promovida pela Diocese do Rio Grande e pela Catedral de São Pedro, a festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal e a parceria da Emater/RS. A celebração preserva uma tradição histórica do Município e reforça a importância das atividades ligadas ao mar e à Lagoa dos Patos para a identidade rio-grandina.

Os preparativos para a festividade já estão em andamento. Em frente à Catedral de São Pedro, equipes trabalham na montagem da estrutura que receberá as atividades da programação, preparando o espaço para acolher a comunidade e os visitantes durante a semana de celebrações.

Além da programação religiosa e cultural, a festa contará com espaços dedicados à agricultura familiar e ao artesanato local. Haverá exposição e venda de artesanato, tradição que integra a Festa de São Pedro há muitos anos. A Rede Mulheres Empreendedoras também estará presente no local. Os estandes funcionarão diariamente, das 14h às 21h.

Integrando a programação, o Município sediará o Seminário Regional sobre Processamento do Pescado Artesanal, que ocorre nos dias 23 e 24 de junho, no CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, reunindo pescadores, produtores, técnicos e representantes do setor para discutir alternativas de agregação de valor ao pescado artesanal, perspectivas para a atividade pesqueira e estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva.

Programação cultural e religiosa

A cerimônia de abertura acontece no dia 23 de junho, às 15h, no Largo Dr. Pio, seguida por apresentações musicais, atividades culturais e celebração religiosa. Ainda na primeira noite, o público poderá acompanhar a tradicional Noite dos Corais, reunindo grupos vocais e corais da cidade.

Durante toda a semana, a programação contará com atrações para diferentes públicos, incluindo espetáculos de dança, contação de histórias, apresentações escolares, grupos musicais, shows de samba, pagode, forró e música regional gaúcha.

O último dia da programação será marcado por um dos momentos mais tradicionais da festividade, a procissão de São Pedro. A caminhada de fé ocorrerá no Dia de São Pedro, 29 de junho, com saída às 9h30 em frente à Catedral de São Pedro. Ao meio-dia, o Rotary Club estará responsável pela tradicional anchova assada, que será comercializada pelo valor de R$ 35. A programação será oficialmente encerrada com o show ” 40 anos de Renato Borghetti”, a partir das 17h.

Confira a programação:

23 de junho (terça-feira)

15h – Abertura e solenidade oficial

15h30 – Banda da Brigada Militar

16h30 – Banda Amigos

17h – Inauguração do Banco Vermelho do Instituto Julieta Amaral

17h – Luzzardi em Movimento – Grupo de Dança da EMEE Maria Lúcia Luzzardi

18h – Missa

19h – Noite dos Corais

24 de junho (quarta-feira)

16h – Missa

17h – Show Pagode do Flavinho

19h – Exibição do jogo da Copa do Mundo: Brasil x Escócia

25 de junho (quinta-feira)

14h – Oficina “Entre Águas e Saberes” – Artesanato Sustentável

15h – Pocket espetáculo “Arrepia, é Junina na Kimbra”

16h30 – Grupo Musical CAEE Escola Viva Gilda Lopresti

18h – Missa

19h – Show Mateus Oliveira e Banda

26 de junho (sexta-feira)

15h – Intervenção Junina com a Fantasy Circus

16h – Contação de histórias com Ingrid Costa

16h30 – Contação de histórias com Gabi Prado

18h – Missa

19h – Show “Sou da Beira do Mar”

20h – Show Gafieira do Mar

27 de junho (sábado)

15h – Espetáculo infantil “Zum da Zuna – Um livre brincar para um livre voar”

16h – Grupo de contação “Num sei, só sei ki foi assim”

16h30 – Show de forró “Canções aos Herdeiros e Herdeiras do Mar”

18h – Missa

19h – Show Samba D’Vela

28 de junho (domingo) / Baile do Padroeiro

15h – Arraiá da Raquel Pereira

16h – Show Banda Tchê Forró

18h – Missa

20h – Missa

29 de junho (segunda-feira)

9h30 – Procissão de São Pedro (saída da Catedral de São Pedro)

14h – Invernada do CCN Sentinela do Rio Grande

14h30 – Grupo Vocal Maturidade Ativa

15h – Show Alexandre Taveira

17h – Show 40 anos de Renato Borghetti

A programação é gratuita e aberta à comunidade, celebrando a fé, a cultura, a pesca artesanal e as tradições que fazem da Festa de São Pedro um dos eventos mais emblemáticos do Rio Grande. Além de homenagear o padroeiro dos pescadores, a festividade reafirma a importância histórica e cultural das comunidades que ajudaram a construir a identidade do Município ao longo de quase três séculos.

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.