NotíciasRio Grande

SMCAS promove eventos pelo Agosto Lilás em Rio Grande

Criar um ambiente seguro e um momento de acolhida para falar abertamente sobre a luta da mulher em busca de direitos e igualdade é fundamental, dessa forma em alusão ao mês do “Agosto Lilás” a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) promove uma palestra online e quatro rodas de conversas com a comunidade para falar sobre estes temas.

O objetivo é dar visibilidade e ampliar os conhecimentos sobre formas de ajudar as mulheres vítimas de violência. Além disso visa, também, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a perspectiva de igualdade de gênero e feminismo.

Rodas de conversas

As atividades do “Agosto lilás” e do Dia Internacional da Igualdade Feminina (26) serão realizadas nas unidades dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Hidráulica, Cidade de Águeda e Zona Portuária. Todos os eventos são abertos para a comunidade.

Na quinta-feira (18), no CRAS Zona Portuária o tema em discussão será: “Igualdade e diferenças – a luta da mulher em busca de direitos e de uma identidade”. A palestra será mediada pela Ingrid Costa, pedagoga da SMED, em conjunto com a assistente social, Naraya Lemos. O evento será realizado das 14h às 16h.

“É muito importante que a população e principalmente as mulheres compareçam no evento, pois será válida a troca de experiências, além da busca de autonomia desconstruindo a relação de dependência e contará também um foco maior no empoderamento feminino”, ressalta a coordenadora do CRAS Zona Portuária, Patrícia Gonçalves.

Para quem não conseguir ir ou quiser assistir novamente – com novas palestrantes – no dia 25/08, o CRAS Zona Portuária promove nova conversa sobre o assunto, desta vez com mediação das professoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Alana Pedruzzi, Simone Freire e Tamiris Podewils.

No CRAS Hidráulica, a psicóloga Cristina Gonçalves irá coordenar a conversa sobre “Feminismo e igualdade” marcada para o dia 23/08 às 13h30min. E o mesmo assunto será debatido no CRAS Cidade de Águeda, no dia 25/08 a partir das 14h pela especialista em Direito Penal e Criminologia da PUC/RS, Juliete dos Santos, representantes da Patrulha Maria da Penha e a advogada Ângela Pietro.

Live

Também será realizada uma live no dia 22/08, às 20 horas promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com a temática: “Lei Maria da Penha: primeiro passo em direção ao enfrentando do feminicídio”. O evento online terá a participação da advogada e psicóloga Clarice Marques e das psicólogas da SMCAS Andréa Cudo e Cristina Gonçalves e será transmitido pela página da Prefeitura no Facebook.

História da Lei

O mês de agosto possui a campanha “Agosto lilás” por causa da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica e se tornou um marco da legislação penal brasileira. O nome da lei é uma homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.