Semana terá frio intenso e possibilidade de neve nos Campos de Cima da Serra

A semana começa com chuva no Rio Grande do Sul que antecede dias de frio intenso, com possibilidade de temperaturas negativas e neve em alguns pontos da Serra. Nesta segunda-feira (26/7), uma frente fria avança e provoca chuva em praticamente todo o Estado. O tempo instável predomina até terça-feira (27/7).

Ainda na terça, uma massa de ar polar baixa as temperaturas por todo o Rio Grande do Sul, com previsão de geada generalizada. A entrada de umidade favorece a ocorrência de chuva congelada na região da Campanha e neve nos Campos de Cima da Serra, durante a madrugada de quinta-feira (30/7).

Segundo a meteorologista da Sala de Situação, Cátia Valente, que atua com a Defesa Civil do Estado, “as temperaturas negativas previstas são em média de -3°C nos pontos mais altos, mas o vento deixa a sensação térmica ainda mais baixa do que o indicado pelos termômetros”. Porto Alegre pode registrar temperaturas na casa dos 2°C.

Cátia explica que fará muito frio, característico de um inverno típico, nada excepcional. Nos últimos anos, houve invernos amenos. As temperaturas seguem baixas até a próxima sexta-feira (30/7). No final de semana, o frio começa amenizar.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

Para amenizar o frio, a Defesa Civil reforça a importância das doações para a Campanha do Agasalho. Neste ano, para enfrentar as baixas temperaturas, a iniciativa também está focada na doação de alimentos não perecíveis e cestas básicas, já que muitas famílias enfrentam dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. Além do agasalho para proteger do frio, alimentos também são arrecadados.

Ascom Defesa Civil

Foto: SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.