Semana de doações e solidariedade com o HU-FURG

Balanço positivo na primeira semana de doações

Com a pandemia do novo Coronavírus e a escassez de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou uma campanha solicitando doações à comunidade em geral. A campanha tem como chamada “Doe insumos e equipamentos de proteção individual (EPI), o HU-FURG precisa de você!” e está sensibilizando a população.

Durante a semana, muitas entidades e pessoas estiveram no Almoxarifado Central ou entraram em contato com o HU-FURG para realizar doações ou contribuir de alguma maneira com os profissionais da área da saúde neste momento de enfrentamento do Coronavírus.

Dentre as doações, está a expressiva atuação da FURG. Em 27 de março, o Vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, e o representante da Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG, Cezar Augusto da Rosa, estiveram no Almoxarifado Central do HU-FURG para realizar a doação de 50 litros de álcool etílico 70% (glicerinado). O antisséptico a base de álcool é um produto recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem as mesmas características do álcool em gel 70%. A iniciativa, fruto de trabalho voluntário de 50 pessoas, conta com o apoio da direção da EQA, de todas as pró-reitorias e da reitoria da FURG.

Danilo lembra que a comunidade pode ajudar na produção por meio da doação de álcool etílico (teor igual ou superior a 80%) – as doações podem ser entregues no Almoxarifado Central do Hospital. A doação foi recebida pelas representantes do HU-FURG, Alexandra Rocha Rodrigues (Setor de Hotelaria Hospitalar), Endrigo Egues da Silva (Setor de Suprimentos) e Vandré Rodrigues Nunes (Unidade de Almoxarifado), que agradeceram a iniciativa e solidariedade.

Em 26 de março, a doação chegou pelas mãos do diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, Daniel Loebmann. Foram doadas luvas de procedimentos não cirúrgicos e máscaras cirúrgicas. O material foi recebido pelos chefes ligados ao Almoxarifado, Endrigo Egues da Silva (Setor de Suprimentos) e Vandré Rodrigues Nunes (Unidade de Almoxarifado). Já do Praça Rio Grande Shopping, por meio de seu superintendente Daniel Macedo, chegaram 300 máscaras cirúrgicas. Elas foram entregues a Endrigo Egues da Silva (Setor de Suprimentos) e Roberta Acosta Funchal (Divisão Administrativa Financeira).

A superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão, agradece as doações e ressalta que “é de suma importância a sensibilização da população e a doação de insumos e EPIs neste momento, pois isso vai garantir a segurança dos profissionais que vão atuar na linha de frente durante a pandemia”. O gerente administrativo, Tomás Dalcin, enfatiza que “a união da sociedade civil, das empresas privadas e dos órgãos públicos, em momentos de grandes desafios como o que o nosso país e o mundo vêm enfrentando, são o grande diferencial para o enfrentamento desta pandemia”. Ele ainda destaca que “os insumos e materiais doados vão permitir uma melhor qualidade na prestação de serviços assistenciais e de apoio, beneficiando não só os pacientes atendidos no HU-FURG/Ebserh, como também o próprio colaborador da instituição”.

Cabe destacar que o HU-FURG tem atuado para manter seu estoque, visando abastecer as áreas assistenciais e de apoio. O objetivo é ampliar a estrutura de suporte e segurança para os profissionais da instituição em um cenário em que não é possível prever o quantitativo de material necessário e nem o abastecimento destes produtos por parte do mercado.

Lembrando que o HU-FURG não aceita doação em dinheiro, mas em material: máscaras PFF2 e cirúrgicas, óculos de proteção, touca e propé descartáveis, luvas de procedimento não cirúrgico (principalmente P) e de procedimento nitrílica (violeta/azul), álcool em gel e líquido (70%), sabonete líquido antisséptico (pH neutro) e outros.

As doações podem ser entregues no Almoxarifado, ao lado do Ambulatório Central (rua Gen. Canabarro), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os telefones para contato são (53) 3233-8839 ou (53) 3233-8829.

Assessoria de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

Foto: Andréia Pires/HU-FURG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.