Seis trabalhos de pesquisa são reconhecidos como destaques no 15º Salão de Iniciação Científica e Tecnológica
Temas estão ligados à produção animal, vegetal e ao desenvolvimento rural
Seis trabalhos foram reconhecidos como destaques no 15° Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e no 10° Workshop de Pós-graduação, organizados pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) em 23 e 24 de setembro.
Foram eleitos dois trabalhos de destaque na área Animal, sendo um de graduação e outro de pós-graduação; dois na área de Desenvolvimento Rural, sendo um de graduação e outro de pós-graduação; e dois na área Vegetal, ambos de graduação. Os destaques são escolhidos pelos membros das bancas avaliadoras de cada sessão de apresentação oral.
Área animal
Graduação:
- “Controle estratégico do carrapato bovino em sistemas de produção no Bioma Pampa”
Lázaro Andrades Gomes, acadêmico de Zootecnia da UFPel.
Orientador: José Reck Junior (DDPA/Seapi)
Pós-graduação:
- “Infecções por Mycobacterium bovis em animais de áreas rurais do Sul do Brasil: implicações para a Saúde Única”
Anna Carolina Marques, pós-graduanda em Farmacologia e Terapêutica da UFRGS.
Orientador: Flávio Silveira (DDPA/Seapi)
Área vegetal
Graduação:
- “Caracteres agronômicos de genótipos de goiabeira-serrana nas safras 2023 e 2024 em Maquiné (RS)”
Carlos Alberto Lise Junior, acadêmico de Agronomia da Ulbra.
Orientador: Rodrigo Favreto (DDPA/Seapi) - “Desempenho agronômico do milho inoculado com Azospirillum brasilense sob doses de nitrogênio em sucessão ao tabaco”
Alisson Cristian Kautzmann, acadêmico de Agronomia da Uergs.
Orientador: Benjamin Dias Osório Filho (Uergs)
Desenvolvimento rural
Graduação:
- “Três décadas de pesquisa agropecuária: evolução das temáticas científicas publicadas na Revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (1995–2025)”
Érin Coswig, acadêmico de Biblioteconomia da UFRGS.
Orientadora: Miriam Valli Büttow (DDPA/Seapi)
Pós-graduação:
- “Tributação dos bioinsumos na reforma tributária brasileira: incentivos, lacunas e desenvolvimento rural”
Tiago Freitas de Oliveira, mestrando em Administração na Universidade de Rio Verde (UniRV)
Os resumos estão incluídos nos anais do evento, disponíveis neste link.
Ascom Seapi RS
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
