Secretário de Saúde participa de audiência pública sobre Plano de Redução de Acidentes da PRF

Na manhã desta terça-feira (17) o secretário de Município da Saúde de Rio Grande e presidente do COSEMS SUL , Maicon Lemos , participou de uma audiência pública realizada junto à Assembleia Legislativa do Estado que discutiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Estavam presentes no evento representações das 27 Unidades Estaduais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do país, além de autoridades Ministeriais do Departamento Nacional de Trânsito, deputados federais e estaduais e Senado Federal.

De acordo com o secretário, “o Brasil ainda enfrenta uma epidemia no que tange aos índices de acidentes de trânsito no mundo, ocupamos o assustador 4º lugar no ranking, ou seja somos o quarto país no mundo onde as pessoas morrem em virtude de acidente de trânsito”, disse.

O presente plano tem o objetivo de reduzir em 50% estes indicadores até o ano de 2020. Para isso um esforço conjunto de medidas preventivas e de monitoramento envolvendo PRF, Saúde, Educação, Estados e Municípios serão postos em prática.

O número elevado de óbitos no trânsito está diretamente relacionado com as seguintes situações: imprudência do condutor ao ultrapassar em local proibido, condução em alta velocidade, uso de álcool e outras drogas entorpecentes, extensivas jornadas em condução do veículo sem repouso, uso de equipamentos eletrônicos durante o ato de dirigir tais como celulares e as condições das rodovias .

“Na região sul destaco a questão que envolve a BR 116 e a sua duplicação necessária para redução dos índices de acidentes. Na BR 392 com o advento da duplicação estes números reduziram em mais de 70%”, destacou o secretário de Saúde de Rio Grande.

Assessorias de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.