São José do Norte: Empresa 1Doc implanta aplicativo do Sistema de Comunicação Eletrônica de forma gratuita para a Prefeitura durante 60 dias

O aplicativo está disponível para download de forma gratuita e visa fazer com que as pessoas não saiam de casa em decorrência da declaração de PANDEMIA MUNDIAL do coronavírus (COVID-19)

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Administração (SMA) e Empresa 1doc informa a comunidade que está disponível para download de forma gratuita no Play store e Apple Store, um aplicativo para atendimento ao cidadão visando fazer com que as pessoas não saiam de casa em decorrência da declaração de PANDEMIA MUNDIAL do coronavírus (COVID-19).

No aplicativo estão disponíveis os serviços prestados ao cidadão e dos realizados no âmbito interno da Administração Pública. Por meio do sistema eletrônico, o cidadão poderá fazer solicitações a administração municipal a qualquer hora do dia sem que haja necessidade de deslocamento físico, ou seja, poderá fazer qualquer solicitação direto de casa ou, até mesmo pelo celular. O sistema gera a celeridade dos atos administrativos e permite a transparência e acesso à informação para todos os cidadãos.

Os processos informatizados serão

Protocolo

A população pode iniciar processos sem sair de casa e receber atualizações assim que forem encaminhados e resolvidos. Tudo será feito eletronicamente com a garantia de que nada será perdido ou extraviado, com a organização e liberação para as secretarias responsáveis. Todos os envolvidos recebem notificações quando as tramitações ocorrem e os gestores têm acesso a indicadores e estatísticas de atendimento.

Ouvidoria

Os cidadãos registram pedidos e solicitações diretamente no site da Prefeitura, via smartphone ou em atendimento presencial. As demandas são organizadas internamente e entregues a quem realmente resolve. Com isso, ele receberá uma cópia do atendimento e de todas as atualizações via e-mail e/ou SMS. O gestor público saberá quando o cidadão abriu os e-mails de notificação de uma maneira proativa para agilizar o atendimento.

Memorandos

Documentos em papel que antes se acumulavam rapidamente serão totalmente informatizados, o que levará à redução do arquivo atual. A comunicação interna será padronizada, fazendo com que a informação chegue rapidamente ao responsável por sua resolução. A informatização evitará pedidos informais, pois serão registradas as solicitações, tanto de caráter informativo, como de solicitações. Cada documento eletrônico enviado corresponderá, ao menos, a duas impressões economizadas.

Circular

Da forma atual, para cada comunicado oficial, é necessário imprimir as circulares, fazer dezenas ou centenas de cópias e distribuir, fisicamente, em todos os prédios. Com a informatização, as circulares serão oficiais e chegarão a seus destinatários em um clique. Haverá a possibilidade de ver quem leu, o que garantirá a ciência das informações. Centenas de impressões serão economizadas a cada circular enviada, o que garantirá melhor aproveitamento dos recursos e irá colaborar com o meio ambiente.

Alvará

Possibilita análises prévias, validação e classificação de documentos e encaminhamentos de processos de forma automática e ágil. Estima-se uma redução significativa no tempo de tramitação desses processos, que, hoje, levam em torno de 60 dias para serem concluídos. Todo o processo será digital e permitirá que os próprios técnicos da prefeitura possam realizar a geração de documentos específicos para cada contexto com a criação de modelos de forma intuitiva sem a necessidade de possuir conhecimentos em desenvolvimento de sistemas ou inteligência artificial.

Assinatura Digital

Com trâmites 100% digital, a prefeitura não terá mais necessidade de imprimir processos para assinatura. Com a tecnologia de informatização, o servidor poderá assinar o documento digitalmente. A iniciativa do Executivo nortense reforça o compromisso com o município, com o meio ambiente e com o cidadão.

Assessoria de Comunicação PMSJN

Foto: PMSJN

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