Reitoria da FURG faz pronunciamento sobre ações de enfrentamento à Covid-19

Em carta aberta à comunidade, gestão ressaltou o papel fundamental da capacidade instalada da universidade

Confira abaixo a carta aberta à comunidade da reitoria da FURG

Carta Aberta à Comunidade

Reitoria da FURG

Prezados integrantes da comunidade universitária e rio-grandina, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG elaborou seu Plano de Contingência, com base em documentos do Governo Federal e seguindo as orientações do Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19), instituído pela Reitoria, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Universitário. As medidas apresentadas neste Plano consideraram o contexto nacional, regional e municipal e, ainda, a própria característica da Universidade, que integra um contingente de mais de 15 mil pessoas, entre estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados, trabalhadores da construção civil em todos os campi. Além destes, complementam o universo da FURG todas as pessoas dos bairros e comunidades do entorno da Universidade, muito especialmente do campus carreiros, as quais transitam nos espaços da FURG por razões diversas.

Este pequeno panorama da população da FURG, e de seu entorno, é determinante para que a sociedade possa compreender a essência das ações promovidas e defendidas pela FURG no que tange ao enfrentamento do coronavírus. Tais medidas foram propostas para todos os campi da Universidade e focaram em dois elementos básicos: o trabalho remoto e a manutenção das atividades essenciais da Universidade, mantendo, sobretudo, o cuidado e a preservação da saúde de toda a comunidade interna e externa, uma vez que a FURG vivencia uma integração bastante próxima com a sociedade.

Passados cerca de vinte dias, nossa avaliação, em conjunto com o Comitê de Monitoramento, é a de que o Plano de Contingência da Universidade resulta num forte aliado para o contexto que estamos vivendo, pois, de forma responsável e considerando o papel social da Universidade, orienta para o desenvolvimento das atividades essenciais e dá o suporte necessário a ações de atendimento às demandas dos municípios onde a FURG tem campus.

Nossa responsabilidade social enquanto Universidade Pública se expressa, neste momento, pelo trabalho intenso e coletivo de professores, técnicos e estudantes, que utilizam o conhecimento e a capacidade instalada da FURG para o desenvolvimento de novas tecnologias na produção de materiais fundamentais para preservação da saúde da população em geral e para o controle da pandemia da Covid-19. As ações são muitas, como verão a seguir; as áreas do conhecimento são diversas. Esse movimento de diálogo constante entre universidade e sociedade nos garante a certeza de que a universidade pública brasileira é, sim, lócus privilegiado para criar, fazer ciência, aprender, ensinar, promover pesquisa, mas também para exercitar a solidariedade e a cidadania.

Nós, enquanto gestão da Universidade, neste momento tão crítico e delicado, sabemos que podemos contar com o comprometimento de nossa comunidade universitária. Uma comunidade que não se abate frente ao quadro de saúde que se desenha, oferecendo à sociedade aquilo que de mais precioso podemos esperar: seu conhecimento e seu tempo. Queremos agradecer o trabalho de todos que estão atuando nas diversas frentes que colocam em cena o papel responsável do servidor público para a sociedade. Nosso respeito e admiração especial aos trabalhadores da área da saúde do nosso Hospital Universitário, os quais têm atuado incansavelmente, expostos a riscos e afastados de suas famílias.

Ao longo de seus 50 anos, essa forma de trabalho coletivo tornou-se uma marca da FURG. Estamos, enquanto Reitoria, muito próximos à comunidade universitária, engajados nas diversas frentes que estão no combate ao coronavírus. São dias difíceis, os quais há poucos meses, jamais havíamos pensado em viver. Porém, estamos fortes e em ação, enfrentando de várias maneiras essa pandemia, a fim de minimizar os impactos negativos para a saúde, a economia e a educação de nossa comunidade.

Por tudo isso, neste momento, quer fazer referência a algumas das mais relevantes ações que a FURG está desenvolvendo nestes últimos dias e que auxiliarão no combate a pandemia do coronavírus (Covid-19):

1. produção de álcool glicerinado;
2. produção de máscaras face shield;
3. confecção de aventais e máscaras;
4. desenvolvimento de uma pia portátil automatizada;
5. desenvolvimento de plataforma de vendas online para pequenos negócios;
6. automatização dos respiradores do HU-FURG/Ebserh;
7. desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e mapeamento de casos de Covid-19 em Rio Grande;
8. parceria com startups, Secretaria de Município de Saúde e hospitais para desenvolver um sistema de tele-triagem;
9. desenvolvimento de um portal integrador com informações e serviços ao município relativos à Covid-19;
10.campanhas de doação de insumos, EPIs, alimentos e materiais de higiene em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande e entidades empresariais;
11. apoio para deslocamento de estudantes em situação de vulnerabilidade para outros municípios e estados, a fim de retornarem para as suas famílias;
12. disponibilização de refeições (marmitas), pelo restaurante universitário, para os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e moradores das Casas do Estudante Universitário;
13. desenvolvimento do projeto “Janelas Musicais”, ação conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Secretaria de Comunicação Social;
14. desenvolvimento do projeto “Tele-Acolhimento Social” com o Serviço Social do CAIC/FURG;
15. realização de exames diagnósticos para COVID19 tanto por testes moleculares, como sorológicos.

Prof.ª Dr.ª Cleuza Maria Sobral Dias             Prof. Dr. Danilo Giroldo
Reitora                                                        Vice-reitor

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Arte/FURG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.