NotíciasRio Grande

Promotoria de Rio Grande, a mais antiga do Estado, inaugura Sala de Memória

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, inaugurou nesta quarta-feira, 10 de abril, a Sala de Memória da Promotoria de Justiça de Rio Grande. O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) teve suas origens no município em 1751, e a Promotoria de Justiça, a mais antiga sede da instituição no Estado, foi fundada em 1833. A inauguração da sala marca os 190 anos da Promotoria.

“Precisamos honrar a história e a memória daqueles que criaram esta instituição”, declarou o procurador-geral, ressaltando que este registro histórico é fundamental para mostrar como alguns viveram períodos de extrema dificuldade.

O diretor da Promotoria de Rio Grande, Marcelo Thormann, destacou que “a Sala de Memória tem como missão preservar e difundir a história da primeira Promotoria do Rio Grande do Sul, em função de Rio Grande ter sido a capital mais antiga do Estado”.

Para a pesquisadora do Município, Gianne Zanella Atallah, “o projeto foi desafiador e com o objetivo definido da Sala de Memória, o sentimento de dever e devir com a memória histórica e social é o nosso fio condutor enquanto pesquisadores e agentes atuantes na área do patrimônio cultural.”

Participaram do evento, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Josiane Camejo; o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco; e os promotores de Rio Grande Valdirene Sanches Medeiros Jacobs, Nathália Swoboda Calvo, Márcia Christ Fonseca, Rogério Meirelles Caldas, Fernando Gonzalez Tavares, Marcelo Fagundes Fischer, Rudimar Tonini Soares, Camile Balzano de Mattos e Laura Regina Sedrez Porto, além de servidores do MP e representantes da Justiça Estadual e da Defensoria Pública.

Ascom MPRS

Foto: MPRS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.