Notícias

Projetos da Secult destacam cultura, memória e patrimônio da cidade do Rio Grande

Dois projetos da Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio Secretaria de Município da Cultura tem se destacado ultimamente na área da memória e do patrimônio. Tratam-se de projetos que semanalmente atualizam as pessoas sobre pessoas,lugares,monumentos e equipamentos culturais que fizeram e fazem a história do Rio Grande na página da Secult no Facebook.

“São dois projetos muitos simples que existem apenas na página da Secretaria, mas que trazem pesquisa, memória, informação e dialogam também com o turismo e com nosso patrimônio,através de uma comunicação mais contemporânea”, explicou o secretário de Cultura Ricardo Freitas.

“Quando,através do centro municipal de Cultura Inah Martensem, criamos o projeto Você me Conhece? a ideia era trazer ao conhecimento da comunidade, principalmente às novas gerações, personagens que estão nas ruas,nas escolas e nas praças e, a maioria das pessoas não sabem que é, e qual a sua contribuição para nossa história. Hoje estamos no 47º personagem e com uma resposta muito positiva do público”, enfatiza o secretário.

Há uma interação muito grande do público através de comentários. Por exemplo, quando foi postada a história de Angelina Gonçalves, operária tecelã da fábrica de tecidos Rheingantz e uma líder operária e militante do PCB, morta durante as manifestações de 1º de maio de 1950, na cidade de Rio Grande, uma das manifestações foi a de Jurema Silva Melo: ” Eu não sabia desse fato fiquei triste mas ao mesmo tempo me emocionou por saber que antes de eu nascer já havia mulheres lutando pelo um mundo melhor, no qual hoje faço parte. Triste é saber que uma vida foi ceifada,e lamentável! “, comentou.

O projeto começou com Rita Lobato, a rio-grandina que foi a primeira médica formada no Brasil e segunda na América Latina e seguiu com vários outros personagens que nasceram ou fizeram história aqui,como Tamandaré, Marcílio Dias, Silva Paes,Augusto Duprat,Luis Loréa mais conhecidos e outros nem tanto como Írio Rodrigues,o Poeta Pobre .

Já,o projeto NOSSA CULTURA – Rio Grande: Descubra, Conheça e Visite! tem o objetivo de despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento e provocar a vontade de conhecer melhor nossas riquezas culturais,nossos museus,nossa arquitetura,nossa história e,a partir dela,a valorização e o cuidado com a cultura da cidade mais antiga do Rio Grande do Sul.

O projeto começou pela Catedral de São Pedro e o Prédio da Alfândega, dois patrimônios tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,depois virão o Mercado Público,a Biblioteca Rio-grandense,as Igrejas,os Museus,os Monumentos.

“Esse projeto também tem um papel fundamental que é o de prestar um serviço à comunidade e convidar todos a ter um novo olhar sobre nosso patrimônio.Valorizamos muito o que é dos outros e não percebemos nosso potencial”, finaliza Freitas.

OS PROJETOS

O projeto VOCÊ ME CONHECE? é desenvolvido pela Secretaria de Município da Cultura, por meio do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, e tem por objetivo mostrar para a comunidade as personalidades que construíram a história do município do Rio Grande. Eles estão pelas praças, parques, ruas, escolas e muitas pessoas sequer os conhecem, ou sabem o quanto contribuíram para os dias atuais e continuarão a inspirar as futuras gerações.As postagens acontecem às quintas-feiras,semanalmente.

NOSSA CULTURA – Rio Grande: Descubra, Conheça e Visite!, é uma forma de valorizar a cultura e o patrimônio de nosso município. Toda quarta-feira um espaço e uma história diferente, que fazem do Rio Grande um lugar especial. Nosso propósito é despertar na comunidade rio-grandina o interesse em conhecer a sua cultura, além de prestar um serviço de informação. As postagens acontecem semanalmente,toda quarta-feira.

Mais informações: www.facebook.com/secultrg

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.