NotíciasRio Grande

Programa pretende erradicar erva-de-passarinho em Rio Grande

Reconhecida como uma ameaça a saúde das árvores e, consequentemente, a infraestrutura da cidade e a segurança da comunidade a erva-de-passarinho é atualmente um dos focos do trabalho da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande, que deu início a um programa de erradicação desta praga.

O trabalho integra um grande projeto que visa qualificar a arborização da zona urbana, através de serviços de manutenção, revitalização e poda de árvores. Um dos objetivos principais, nesta etapa, é a retirada das ervas-de-passarinho, uma espécie parasita que retira nutrientes das árvores que hospeda, prejudicando a fotossíntese e, consequentemente, deixando a planta suscetível a outras ameaças.

Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente tem realizado o manejo das árvores afetadas por este e outros parasita. Além de garantir a sanidade das plantas, o serviço pretende proteger a comunidade de possíveis quedas de galhos ou árvores atingidas pelas pragas, especialmente durante eventos climáticos.

SERVIÇO ESPECIALIZADO

O trabalho vem sendo desenvolvido pela empresa Suruí Podas que atua na identificação e execução dos serviços necessários para cada espécime. Entre esses serviços estão a poda de manutenção, a retirada de galhos mortos ou danificados, que, dependendo do estado em que se encontram, podem representar maior risco de queda, principalmente quando ocorrem eventos climáticos.

Atualmente a equipe trabalha na Rua General Câmara, no Centro, onde todos os plátanos que ocupam o canteiro central estão tomados pelas ervas-de-passarinho. “Nosso serviço aqui, assim como foi na Rua Carlos Gomes, é baseado na avaliação, limpeza, remoção de erva-de-passarinho e identificação de danos que a árvore possa vir a ter, em uma poda de readequação”, diz o responsável pela empresa, Felipe Rocha.

O Secretário de Meio Ambiente, Pedro Fruet, pede à população que veja o momento como mais uma etapa de um trabalho que vem sendo pensado desde que a atual gestão assumiu. “Alguns transtornos irão acontecer, como isolamento de áreas e fechamento do trânsito em algumas vias da malha urbana, mas o resultado será uma cidade mais verde e mais funcional”, diz.

Ele também recomenda que, para evitar acidentes, é necessário que a população se mantenha atenta e obedeça às sinalizações que indicam onde há serviços em andamento.

A ERVA-DE-PASSARINHO

A espécie recebe esse nome por ter sua dispersão feita, em grande parte, pelos pássaros. Ela é uma parasita que se fixa aos galhos e troncos formando um bloqueio aos raios solares e prejudicando a fotossíntese. Dessa forma deixa as árvores sem vigor e com menor produção de frutos e sementes. A praga também rouba a seiva bruta da árvore-hospedeira, em um processo lento e contínuo até a morte da planta.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.