Programa Estratégia Saúde da Família de Rio Grande Representou o Brasil em Evento Internacional

programa isf
Professor Scot Murray, da Universidade de Edimburgo, segurando a camiseta do projeto de Cuidado Paliativo de Rio Grande

O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Município de Saúde, representou Rio Grande em um seminário internacional, realizado na última semana em Edimburgo, na Escócia. O doutor Santiago Rodrigues, do ESF, levou o nome e a experiência do Programa para o SPICT International Conference 2018.

O Projeto “Estar ao Seu Lado – Cuidados Paliativos na Atenção Primária”, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Castelo Branco PPV, representou não apenas o município e estado, mas o próprio Brasil, como um projeto que implementou a ferramenta de identificação de pessoas que podem precisar de cuidados paliativos em Rio Grande.

Também foram apresentados os projetos que estão por vir no Município, como a inclusão do cuidado paliativo no Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e, a partir daí, ações que visem implantar e ampliar a identificação e avaliação dessas pessoas, além da comemoração da Semana Municipal de Cuidados Paliativos em outubro.

O evento contou com profissionais de diversos países, mas Rio Grande se destacou por pensar no Cuidado Paliativo como um problema de saúde pública, visando ações que diminuam o sofrimento de quem tem uma doença avançada com grande carga de sofrimento e necessidades a serem supridas.

De acordo com a SMS, o principal objetivo desse projeto é a ampliação da oferta do Cuidado Paliativo, desde a identificação de quem precisa – de forma precoce – e a contínua avaliação durante toda sua trajetória, com suporte para essa pessoa e seus familiares. 

Assessoria de Comunicação/PMRG

Com Informações da SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.