Notícias

Plano Municipal de Turismo do Rio Grande começa a ser debatido

O potencial turístico do município de Rio Grande foi elogiado em uma palestra que reacendeu as discussões sobre o Planejamento para atualização do Plano Municipal de Turismo. A palestra foi ministrada, na noite de quarta-feira(22), pela consultora Ivane Fávero, num evento promovido pelo Sebrae, no Hotel Laghetto, com as participações do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do vice, Paulo Renato Mattos Gomes, da secretária municipal de Turismo, Surama Santos e diversos convidados.

A atualização do Plano Municipal de Turismo pretende traçar metas concretas para confirmar investimentos nesta área. Surama Santos frisa que “é o que, de fato, o Executivo tem que fazer e, depois, ir em busca dos apoios da iniciativa privada”. Ela citou o exemplo do desenvolvimento do turismo na Serra Gaúcha afirmando que é feito pela classe empresarial, e “é isso que vamos buscar (em Rio Grande) a partir do momento que o Plano estiver concretizado”, afirmou a secretária.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer diz que vê o turismo como uma oportunidade. Na abertura do evento, falou que “poderia parar e pensar o quanto já poderíamos ter realizado nessa área”, mas prefere olhar para frente, no sentido de atualizar o Plano Municipal de Turismo. Lindenmeyer acredita que “a essência para o Plano ser efetivo e dar resultados é com a participação da comunidade e de todos os setores envolvidos”.  E mais: “O Plano não teve ser visto de forma a isolar Rio Grande. Tem que ser pensado num projeto de desenvolvimento regional articulado com os outros municípios”.

Por outro lado, a parceria da Prefeitura com o Sebrae, que visa a atualização do Plano, traz boas perspectivas para o município. Para a secretária Surama Santos, o Plano está defasado há muito tempo, mesmo assim, existem grandes avanços na área no município, tanto que o  Conselho Municipal do Turismo está, de novo, atuante, e conseguiu colocar Rio Grande no mapa turístico brasileiro.

Palestra

A palestrante, professora e ex-secretária de Turismo em municípios da Serra Gaúcha, Ivane Fávero acredita que é possível desenvolver, ainda mais, o turismo no município e afirmou que “Rio Grande tem um potencial fantástico, com base na sua bela paisagem e com tudo que a natureza premiou essa cidade, assim como na sua história e na sua cultura. É possível criar distintas experiências para o turista”, e completou: “não é só ofertar a paisagem e a cultura histórica, mas saber que atividades o turista pode fazer na cidade, pois esse mesmo turista não quer apenas contemplar, ele quer levar o bem mais precioso que é o aprendizado”.

Para a especialista, estruturando essas experiências, mudando a forma de promover, trazendo formadores de opinião, construindo um sistema integrado de promoção do turismo, trabalhando com agências operadoras, mas, também, atingindo o público final, haverá medidas para desenvolver a atividade no município. Ivane Fávero disse que o patrimônio de Rio Grande é raro e, “em cima desse abismo horizontal que encanta é possível criar distintas experiências que nos encantarão, como me encantaram hoje (ontem).”

O secretário de Município Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda (SMDIER), Cláudio Dutra, vereadores (Denise Marques – PT e André de Sá – PSD), representantes do eixo turismo, agências de turismo receptivo, da rede gastronômica e hoteleira, da Associação de Guias de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo prestigiaram a atividade.

Nesta quinta-feira(23), no mesmo local, ocorreu uma oficina de planejamento para tratar, especificamente, da atualização do Plano de Turismo de Rio Grande.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.