Notícias

Pactuação entre Prefeitura e SES já viabilizou a realização de mais de 280 cirurgias de catarata no último período

Desde 2014 a Prefeitura de Rio Grande mantém um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) para a realização de cirurgias oftalmológicas no Centro Regional de Oftalmologia de Pinheiro Machado. No primeiro semestre de 2019 a pactuação entre os entes já permitiu a realização de 496 novas consultas, 103 cirurgias de catarata e 52 pequenas cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já ao longo de 2018, o convênio possibilitou a realização de 178 cirurgias de catarata, 718 consultas de 1ª avaliação e 28 pequenas cirurgias.

A dirigente do Núcleo Complexo Regulador da Secretaria de Município da Saúde (SMS) de Rio Grande, Ana Cíntia Oliveira, explica como funciona a rotina deste trabalho transversal. Ela conta que o estado faz uma distribuição, por município, de um quantitativo para a disponibilização tanto das consultas pré-cirúrgicas, como das cirurgias em si. “Dos pacientes de Rio Grande são realizadas, em média, 20 cirurgias ao mês, de acordo com a disponibilidade do estado”, explica.

A Secretaria de Saúde de Rio Grande cuida do deslocamento destes pacientes até o município de Pinheiro Machado, além do retorno após as consultas e exames. Nas viagens até o a unidade de referência , o grupo é composto por técnicos de enfermagem, pacientes e acompanhantes  destes pacientes, medida obrigatória para a realização deste tipo de procedimento cirúrgico.

Os pacientes de Rio Grande que vão a Pinheiro Machado, em geral, tem indicação clínica do médico da unidade básica de saúde ou já passaram por uma avaliação oftalmológica com diagnóstico de cirurgia oftalmológica. O município de Rio Grande está entre os municípios gaúchos com o maior índice de ocorrência de doenças oculares.

Diante da alta demanda, a dirigente explica que parcerias, como a ação social realizada em junho entre a Prefeitura de Rio Grande, Sesc e Marinha do Brasil contribuem para dar uma resposta rápida aos pacientes do SUS aguardando por consultas oftalmológicas e que ainda estão sem o diagnóstico pelo oftalmologista. Além disso, a SMS também promove periodicamente, na sede da própria secretaria, mutirões, onde são oportunizados plantões de atendimentos, com avaliações oftalmológicas para a determinação de diagnósticos apontando a necessidade de cirurgia ou não do paciente.

Entre os diagnósticos mais comuns estão os de catarata, retinopatia, pterígio e encaminhamento para o procedimento yag laser. “Tais mutirões vem de encontro à grande incidência de pacientes com doenças oculares em nosso município. Cabe salientar que o investimento em saúde em nosso município visa sempre a qualidade de vida do usuário do SUS, por este motivo a SMS está sempre buscando parcerias com o estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde”, conclui o secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon de Barros Lemos.

Assessoria de Comunicação PMRG

Fotos: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.