Operação Balada Segura aborda mais de 200 condutores de veículos em Rio Grande

Em busca do cumprimento do disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em especial no que diz respeito ao combate à alcoolemia,o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) e junto com a Brigada Militar, realizou, na noite de quarta-feira(8), mais uma blitz “Balada Segura”. No total, 208 veículos foram abordados por agentes de trânsito e policiais militares resultando no registro de 42 autuações, sendo duas por embriaguez. Também foram recolhidas 4 CNHs e 6 veículos.

Além do trabalho exercido pelos agentes de trânsito e policiais militares por meio das abordagens para fiscalização e orientação dos condutores, a Guarda Municipal também se fez presente durante a operação com apoio à segurança.

Balada Segura

A operação “Balada Segura”, instituída pela Lei 13.963 de 2012, é realizada pelo Executivo Municipal em Rio Grande desde 2013. De acordo com art. 2º da mesma Lei, a “Balada Segura” visa desenvolver ações fiscalizatórias para verificar a observância às disposições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente, acerca do combate à alcoolemia no trânsito, além de atividades educativas que visem especificamente à sensibilização quanto à segurança no trânsito por meio da abordagem de condutores, pedestres e demais cidadãos.

Lei Seca

Durante a operação Balada Segura, os condutores abordados são convidados a realizar o teste de etilômetro. De acordo com o art. 165 do CTB, o motorista flagrado dirigindo alcoolizado ou sob influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, cujo teste apontou concentração de até 0,33mg/l, sofrerá medida administrativa tendo o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além de ser autuado por infração de trânsito de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70.

Caso o resultado do teste for igual ou maior a 0,34mg/l, o condutor responderá por crime de trânsito, sendo conduzido até a delegacia onde ficará detido ou será solto mediante pagamento da fiança estipulada pela autoridade competente. Já em caso de recusa à realização do teste, as medidas são as mesmas tomadas em caso de flagrante com concentração de substância até 0,33mg/l.

Saiba os detalhes sobre a Balada Segura e a Lei Seca em: https://baladasegura.rs.gov.br/inicial

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.