Oficina das Emoções auxiliará crianças a lidar com sentimentos

A oficina ajuda as crianças a lidarem com as suas emoções e é inspirada no filme Divertidamente

Aline Aguiar trabalha na educação há 8 anos, é psicopedagoga, professora e orientadora educacional na rede básica de ensino de escola pública, na rede estadual e municipal. É apaixonada pelo seu trabalho e foi na pandemia que encontrou a possibilidade de levar conforto e entretenimento para as crianças e pais.

Ela tornou-se facilitadora da Oficina das Emoções e adaptou a atividade para a realidade de distanciamento social. Durante uma manhã ou tarde, junto com a psicopedagoga Aline, de forma divertida, as crianças aprendem a nomear e expressar emoções primárias, como a alegria, tristeza, medo, raiva e nojo, que são também, apresentados como personagens do filme Divertidamente.

A Oficina das Emoções é direcionada a crianças de 4 a 11 anos, divididas em apenas 5 integrantes de 04 a 07 anos e de 08 a 11 anos. A atividade leva em consideração todos os protocolos de saúde e inclui lanche, brinde, certificado e um parecer entregue aos pais ou responsáveis sobre cada criança. Sendo ainda, uma oportunidade para que possam observar melhor os pequenos, o crescimento, aprendizado e contribuir para a evolução do que considerarem necessário.

E assim, aliada ao lúdico, Aline conta que a dinâmica propõe que as crianças entendam suas emoções, ajudando-as a lidar e até mesmo expressar melhor seus sentimentos aos pais, responsáveis e familiares. A psicopedagoga destaca que muitas crianças tendem a ações como bater ou brigar, quando podem na realidade estar tristes ou aflitas, e sem entender seus sentimentos reais. Ela explica, “as emoções são importantes e exercem um papel fundamental na vida dos pequenos. Mas nem sempre é fácil interpretar cada uma delas”.

A Oficina das Emoções possibilita que a criança passe a conhecer a si mesma e compreenda melhor seus sentimentos, desenvolvendo emoções, externando, e aprendendo a lidar com o outro, trabalhando também a empatia.

A professora ressalta que diante deste novo cenário as crianças passaram a envolver-se mais em atividades on-line o que provocou também uma exaustão emocional, e a oficina poderá ser um momento para aliviar essa tensão e ajudá-las a se adaptarem à mudança de hábito de vida e cuidados básicos da rotina.

Estão abertas as inscrições para a Oficina das Emoções que ocorrerá no sábado, 05 de dezembro, para crianças de 04 a 11 anos, no turno da manhã ou tarde. As vagas são limitadas.

A Oficina será realizada na Clínica MoviMente no centro da cidade na rua General Câmara, 439. Para inscrever-se ou mais informações, entre em contato pelo: (53) 99139-4135 (Ligações e WhatsApp).

Curta Oficina das Emoções Rio Grande e fique por dentro das atividades.

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.