O despertar da “Noiva”

Rio Grande é conhecida como a cidade Noiva do Mar. Mas pensando na estagnação que vivemos, creio que essa “Noiva” dorme um sono profundo. Sono que não é atrapalhado nem mesmo com os gritos e clamor por novos empreendimentos e/ou investimento em turismo.

Nos últimos dias, ouvi algumas vezes a frase: “não investe em Rio Grande que não vale a pena”. Tá bem! Vamos analisar com calma. O por que não valeria a pena investir em Rio Grande. Cidade com mais de 200 mil habitantes, com um dos principais portos do Brasil, com potencial industrial, comercial e turístico e com nativos apaixonados pela sua terra.

Desculpem! Não consigo ver o por que não investir. (Ahhh mas tem a crise!) Sim tem a crise. E o que devemos fazer na crise? Criar, nos reinventarmos. (O Rio-Grandino não valoriza o que é daqui!) Sério?! Então o Rio Grande TEM está com mais de 5000 seguidores, em 5 meses de trabalho, que não são de Rio Grande. (Tá mas não sabemos se o Polo vai voltar!) Realmente, isso tenho que concordar, mas também não soubemos explorar nossos potenciais turísticos, que ouso dizer, daria tanto lucro e tanto emprego quanto o Polo.

E vocês sabem por que ninguém percebe que a “Noiva” está dormindo? Miopia. Sim! Ficamos míopes aos nossos potencias turísticos. Ficamos míopes e não sabemos explorar nossas diversas formas de turismo, que está pronto. Náutico, religioso, estudantil, histórico, rural, ecológico. Sem falar na praia. Além disso, temos eventos esportivos e podem ser criados, facilmente, eventos musicais que atraiam turistas. E por que não explorar a gastronomia? Miopia gente. Miopia que não é de A ou B. Miopia de todos nós.

Sobre investir em Rio Grande, creio que esse não seja o ponto. A questão, primordial, é: “Você está realmente preparado para investir?” E você precisa estar certo do que quer. Se você tem alguma dúvida o melhor é se preparar mais um pouco. Mas se a resposta for sim, pode beijar a “Noiva”.

Vamos acordar Rio Grande e sorrir diante de um mar de possibilidades.

Rapha Rickes – Equipe Rio Grande TEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.