Notícias

Nova frente de obras do Finisa e projeto Binário Pórtico/Junção são protocolados no Legislativo

Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado pelo vice Paulo Renato Mattos Gomes, protocolaram um pedido de autorização legislativa  para o município do Rio Grande contrair um financiamento na ordem de 50 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal, na Câmara Municipal do Rio Grande.

Grande parte dos recursos, algo em torno de 30 milhões de reais, serão aplicados na pavimentação de ruas escolhidas pela comunidade nas assembleias do Orçamento Participativo Popular, e compõem mais uma etapa de obras do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Um total de 24 ruas e revitalização de dois equipamentos públicos, a  Praça Tamandaré e o Ginásio Farydo Salomão (a proposta de financiamento já foi aprovada pela Caixa e a lista completa das ruas está em anexo). Outra Carta Consulta, no valor de 20 milhões de reais, ainda está em tramitação e os recursos destinados para as obras de construção do Sistema Binário entre a Junção e o Pórtico. “Acreditamos que através dessa intervenção, em um trecho de aproximadamente 2 km, possamos resolver os transtornos no deslocamento daquele trecho, especialmente nos horários de pico. Com a duplicação do Trevo até a Junção, por parte do Governo do Estado, e do binário – da Junção até o Pórtico -, pela Prefeitura, eu não tenho dúvida nenhuma de que resolveremos um problema histórico de mobilidade do nosso município”, ressaltou.

Sobre as obras do OPP, o Chefe do Executivo destacou a participação da comunidade na escolha das prioridades. “Essa lei autorizativa vai permitir que o município firme contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal. Com isso, daremos início a uma série de novas obras, nos mais variados bairros da nossa cidade, já a partir do ano que vem. Quem ganha com isso é a nossa comunidade”, finalizou.

A reunião ocorreu na sala da presidência da Câmara Municipal do Rio Grande, com o presidente Flávio Maciel, e contou com a presença dos Delegados do Orçamento Participativo Popular, dos vereadores e vereadora da Casa Legislativa.

De acordo com o presidente da Câmara, os projetos serão lidos na sessão de hoje, avaliados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) até a próxima terça (11) e inclusos na Ordem do Dia da próxima quarta-feira (12). Participaram da reunião, ainda, representando o Executivo Municipal, o secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Paulo Rodrigues, e a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Pereira.

→ Relação das ruas contempladas – Finisa/OPP

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.