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Nova empresa de ônibus já opera em todas as linhas

Desde o domingo (15) a Transpessoal está trabalhando com 100% das linhas de transporte coletivo de Rio Grande. A empresa assumiu os 54% do serviço que era de responsabilidade da Noiva do Mar, que não teve contrato renovado devido à precariedade do serviço e ao não pagamento de direitos trabalhistas.

A partir do anúncio na sexta-feira (13), a Prefeitura iniciou processo de transição para que a Transpessoal pudesse se adequar e atender as 23 linhas o mais rápido possível. Segundo o Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro o domingo o serviço teve funcionamento normal. A tabela de horários pode ser consultada AQUI.

Apesar disso, Castro admite que podem ocorrer problemas pontuais enquanto a empresa realiza contratações de novos funcionários e ajusta sua realidade para a cobertura total do transporte coletivo.

A SMMAS tem acompanhado de perto esse processo, e está disponível para orientações e/ou reclamações por meio do telefone 156.

“Tivemos alguns detalhes, como problemas na cobrança, em alguns letreirros, outros pequenos detalhes de atrasos. Isso tudo faz parte da adaptação da empresa para assumir a totalidade do serviço. Todos os motoristas que trabalharam no domingo foram ex-funcionários da Noiva do Mar já contratados pela Transpessoal”, diz.

Ainda assim, a avaliação deste primeiro dia útil foi considerada positiva. “Eu vejo como muito positiva a resposta da empresa, que conseguiu se preparar em 48 horas. Minha análise é de que o sistema vai voltar a plena normalidade e atender aquilo que a comunidade está esperando”.

Castro ainda afirma que linhas que antes contavam com cobrador podem rodar sem o profissional enquanto é feita a transição entre empresas, com objetivo de atender ao cronograma do serviço. Além disso, ele explica que os cartões seguem funcionando normalmente, uma vez que o sistema já era único, independente da empresa que faz o trajeto.

INFORMAÇÕES DA EMPRESA

De acordo com o diretor da Transpessoal, Renato Kopereck, foram identificados alguns problemas, principalmente no horário de saída das linhas, por uma questão de adaptação dos mais de 100 novos funcionários que se juntaram a empresa.

Ele também esclareceu que alguns veículos ainda não contam com os validadores dos cartãos de passagem, que ainda estão sendo instalados em toda a frota. “ Pela manhã alguns ônibus saíram sem os validadores e não foi cobrada a passagem de quem faria o pagamento com o cartão”, afirma.

A empresa, que operava em Rio Grande com 40 veículos, agora já conta com outros 33 para atender à totalidade do sistema. Kopereck também comenta que nessa semana serão comprados quatro veículos novos, que deverão chegar ao município em 90 dias.

APOIO AOS FUNCIONÁRIOS

Na sexta, representantes do Sindicato dos Rodoviários de Rio Grande, Tribunal Regional do Trabalho e Transpessoal fecharam acordo para a contratação de 115 pessoas que eram funcionários da Noiva do Mar. Para os colaboradores que não forem contratados pela Transpessoal, a Prefeitura está preparando um atendimento especial.

A Secretaria de Cidadania já está realizando um levantamento sobre os trabalhadores e estará à disposição para o acolhimento e diálogo a respeito da situação. A equipe ainda irá atuar na inscrição do Cadastro Único e demais atendimentos específicos sobre o programa para encaminhamento de benefícios sociais, quando for o caso.

Além disso, a Prefeitura também está em articulação para encaminhar os trabalhadores não absorvidos para cursos profissionalizantes, visando a reinserção no mercado de trabalho.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

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