Exposição Ricardo Giovannini: Verso & Reverso inaugura a programação da 20ª Semana Nacional de Museus 2022

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer através da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini realiza nesta segunda, às 16h a abertura da exposição Exposição Ricardo Giovannini: Verso & Reverso. Essa estará aberta ao público no período de 17 de maio a 9 de setembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h. O evento está na programação da 20ª Semana Nacional de Museus 2022, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. A Exposição comemora os 25 anos de atuação da Fototeca para a salvaguarda da memória do Município do Rio Grande. A apresentação está exposta na Galeria de Exposições Permanente da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini localizada no andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

A exposição “Ricardo Giovannini: Verso & Reverso” vem ao encontro do tema proposto pela vigésima semana, que é sobre o Poder dos Museus, a forma como eles podem ser transformadores, questionadores, direcionadores, e ao mesmo tempo manter um papel fundamental entre os vestígios do tempo e o indivíduo e seu lugar/missão no mundo. A exposição sobre Ricardo Giovannini, Patrono da Fototeca Municipal e que leva seu nome, deseja mostrar mais do a imagem fotográfica, e sim como esse fotógrafo, que exerceu outras profissões, os seus emblemas, etiquetas e assinaturas nos desafiando a tentar compreender como revela-se um artista para o seu público, um indivíduo para a sua sociedade, e apropriação sentimental entre um estrangeiro em uma nova Pátria.

“No ano em que comemoramos algumas datas importantes para o Brasil, desejamos despertar na Comunidade em geral o poder que o museu delineia, quando procura aproximar suas ações das novas realidades, estimular o sentimento de pertencimento entre os elementos simbólicos de suas coleções e a ação de seus sujeitos para que esses acervos fossem produzidos em suas relações sociais e vivências cotidianas” explica a Diretora da Fototeca, Gianne Zanella Atallah e ainda afirma “ A Exposição Ricardo Giovannini: Verso & Reverso é um encontro com as novas realidades, um novo olhar sobre o que identificamos, mas não conhecemos e o convite para nos reinventarmos”.

Exposição: Ricardo Giovannini: Verso & Reverso

  • Local: Galeria de Exposições Permanente da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini – andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande.
  • Abertura: 16/05/2022 às 16h00.
  • Visitação: De 17/05/2022 à 09/09/2022
  • Horário: 13h às 18h – Segunda-feira à Sexta-feira

Observação: Para visitação em outros horários é solicitado um agendamento prévio, pelos telefones: 53 32338408 ou pelo E-mail: fototeca.rg@gmail.com
Redes Sociais: Blog http://fototecariogrande.blogspot.com.br Facebook/Fototeca Municipal Ricardo Giovannini Instagram/fototecaricardogiovannini

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize