Módulo II da Formação Continuada da Escola Gaúcha já está disponível

A partir de quarta-feira (8/4), o Módulo II da Formação Continuada da Escola Gaúcha está disponível diretamente pelo Portal da Educação. O curso tratará da elaboração do Currículo Referência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, mais de 42 mil docentes da rede estadual de ensino devem participar da formação que segue até 4 maio.

Com duração de 40 horas, a formação, que conta como carga horária para os professores e é obrigatório para os docentes durante o período de suspensão das atividades presenciais, será dividido em duas partes. Na primeira, que ocorrerá até 19 de abril, serão debatidas questões legais e conceituais da formação do currículo. Na segunda, que ocorrerá de 20 de abril até o final da formação, os educadores contribuirão efetivamente apresentando os objetos de conhecimento e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em todas as disciplinas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O secretário da Educação, Faisal Karam, reforça a importância da participação dos docentes no curso. “É fundamental que os professores da rede continuem aprimorando seus conhecimentos durante o período de suspensão das aulas presenciais. Por meio da participação nos cursos, seguiremos construindo os caminhos para melhoria da educação do Estado”, afirma.

O diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado, ressalta a importância da continuidade do curso de formação dos professores. “Concluímos o Módulo I do curso de Formação Continuada da Escola Gaúcha com a efetiva participação dos professores. Agora, iniciamos o Módulo II, em duas etapas, com o desafio de retomarmos os estudos acerca do tema currículo e, ainda, elaborar de forma coletiva o Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, que será o documento balizador de todas as escolas”, explica.

Módulo I

O Módulo I de Formação Continuada da Escola Gaúcha, destinado a todos os professores, equipes diretivas e pedagógicas do Estado, poderá ser concluído na plataforma até 20 de abril para todos que tiveram dificuldades em realizar a inscrição dentro do prazo e que abriram chamado na Central de Atendimento.

O curso aborda conceitos sobre o currículo e oportuniza o conhecimento da importância da Escola Gaúcha: Política de Educação da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Para acessar o conteúdo do curso clique aqui.

Cronograma de formação do Módulo II por grupo de professores
Grupo de professores  1ª etapa 2ª etapa
Anos Iniciais do Ensino Fundamental 8/4 a 11/4 20/4 a 24/4
Anos Finais do Ensino Fundamental 12/4 a 15/4 25/4 a 29/4
Ensino Médio 16/4 a 19/4 30/4 a 4/5

SECOM RS

Foto: Seduc RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.