Máscaras produzidas por jovens da Fase são entregues ao Estado

Cerca de mil máscaras estão sendo produzidas semanalmente por 80 adolescentes e 30 funcionários da Fase

A pandemia do coronavírus mobiliza a sociedade e traz bons exemplos de solidariedade. Um deles vem de um projeto realizado nas unidades de internação e semiliberdade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Cerca de mil máscaras estão sendo produzidas semanalmente por 80 adolescentes e 30 funcionários. Em breve, todas as unidades da Fase estarão envolvidas.

Nesta quarta (8/4), a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE) recebeu cem máscaras que serão utilizadas principalmente por servidores que trabalham com os acolhidos. A mesma quantidade de máscaras foi entregue ao Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DDHC) da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), que recolherá o material ao longo dos próximos dias para destinar a populações vulneráveis.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, e o presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida, acompanharam as oficinas de duas unidades da capital nesta quarta. Paladini reforçou o caráter solidário e educativo da iniciativa. “Solidário porque estamos, mesmo que de forma singela, fabricando uma coisa necessária e escassa no combate à pandemia. E educativo porque está mexendo com os jovens envolvidos, que se sentem realmente inseridos ao atuar em benefício da sociedade”, ressaltou.

Para o presidente da Fase, toda a fundação tem abraçado a ideia e quer fortalecer essa rede de solidariedade. “Não se trata apenas de números, de quantas máscaras, mas do que isso representa para a socioeducação, para a ressocialização desses jovens que, em um momento tão difícil para todos, estão dando a sua parcela de contribuição”, disse Almeida.

Todas as unidades da Fase têm desempenhado alguma atividade de fortalecimento à prevenção da Covid-19 e de apoio às famílias dos socioeducandos. Os centros socioeducativos que não estão produzindo máscaras realizam a entrega de cestas básicas e de kits de higiene.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/Ascom SJCDH

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.