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Logística nos atendimentos do SAMU conta com serviço 100% digital

O serviço que antes era desenvolvido por meio de ligação direta com a reguladora metropolitana do serviço, com sede em Porto Alegre, desde o dia 8 de abril passou a ser desenvolvido exclusivamente através de um aplicativo de celular.

A coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Gislaine Iribarrem, explica que o serviço ofertado 24h conta com 2 ambulâncias, uma de serviços avançados (S.A) e outra de serviço básico, além de duas motolâncias, chamadas de MT. Esses serviços eram contatados através de ligação telefônica com a reguladora, por parte dos profissionais do SAMU. Agora, o contato é digitalizado, o que agiliza o processo.

O contato dos enfermeiros, técnicos e condutores dos veículos do SAMU com a central reguladora proporciona uma orientação médica sobre a ação a ser efetivada, principalmente nos casos relacionados às vias aéreas dos pacientes ou quanto a medicação a ser aplicada. Já o Serviço Municipal de Urgência (SMU), que realiza procedimentos mais básicos, justamente por não contar com este auxílio direto de um médico.

A coordenadora Gislaine explica ainda que a reguladora metropolitana atende 276 municípios, através de 171 bases de apoio, portanto esta mudança pode auxiliar nos processos de atendimento. Com o aplicativo, o profissional que irá realizar o atendimento ao paciente, lançará os dados no aplicativo para qualificar a resposta ao paciente ou encaminhá-lo a um hospital, em casos mais críticos.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação/SAMU

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