Lançamento oficial da Fenadoce 2019 apresenta as novidades da 27ª edição

A contagem regressiva para a 27º edição da Fenadoce já começou, e em 2019 ela promete encantar os visitantes com o tema “Patrimônio Nosso”. A feira, que acontece de 05 a 23 de junho, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (23), na Biblioteca Pública Pelotense, em Pelotas/RS. Na ocasião, foram apresentados detalhes sobre o projeto cultural e a programação para este ano.

As apresentações artísticas, como de costume, abriram a noite de lançamento da Fenadoce, mostrando ao público os personagens que darão vida ao projeto cultural da feira. Na sequência, foi exibido o vídeo de divulgação da Fenadoce, e prestada uma homenagem à Vanisse Krause, conselheira gestora da CDL Pelotas, que faleceu na última semana.

“Em nome do Conselho Gestor da CDL Pelotas, tenho a grande satisfação de lançar a 27ª Fenadoce”, iniciou Ênio Ferreira, Conselheiro da entidade. O conselheiro gestor afirmou ainda o compromisso da CDL Pelotas de não apenas fazer a feira, mas de divulgar Pelotas para o Brasil e o mundo: “Temos que valorizar o que é nosso”. Ele lamentou ainda a perda de Vanisse Krause, e lembrou do incansável trabalho da empresária pela Fenadoce.
Logo após, junto à corte da Fenadoce 2019, composta pela rainha Kaiana Spiering e as princesas Kathlen Prestes e Carolina Gotthilf, Enio Ferreira e o público acompanharam a apresentação das novidades trazidas para 27ª edição da feira, que foi seguida pela manifestação das autoridades presentes.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Fabrício Tavares, registrou seu agradecimento à CDL Pelotas, aos patrocinadores e apoiadores da feira, e demonstrou satisfação com o incentivo aos artistas pelotenses, que vão somar aproximadamente 800 apresentações durante os 19 dias do evento. “A Fenadoce é nosso cartão postal, o momento em que mostramos toda nossa pujança, cultura e tradição”, afirmou.

“Se olhamos para aquela Fenadoce de 1986, e olhamos para agora, não temos como não acreditar em Pelotas e na nossa capacidade”, disse emocionada a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Para ela, a Fenadoce simboliza Pelotas, e projeta a cidade e sua população para o futuro, mostrando que são capazes de abrir mercados, gerar desenvolvimento, emprego e renda, além de atrair o olhar do estado e do país, para a região.

“Como Prefeita de Pelotas, convido a todos para participarem ativamente da Fenadoce, se inspirarem e ajudarem a construir o futuro de Pelotas”, encerrou.

A Fenadoce 2019 contará com 373 estandes, 250 expositores, 42 estandes de doces, 62 expositores da Agricultura Familiar, e gastronomia interna com 14 lancheiras e 4 restaurantes. As atrações tradicionais também estão confirmadas: a Cidade do Doce com suas delícias, a Praça de Alimentação e sua diversidade gastronômica, o Parque de Diversões, e os inúmeros produtos e serviços dos expositores.

Doce por R$ 4,00

O valor do doce na feira deste ano segue o mesmo do ano passado, custando R$ 4,00 a unidade.

Projeto Cultural em destaque

Cantando e dançando Pelotas e sua história, os 16 artistas que compõe o elenco de artes cênicas da Fenadoce 2019 mostraram, em primeira mão, os personagens que irão circular pelos corredores da feira. São uma representação de barões, baronesas, mulheres negras, homens negros, entre outros personagens, que demonstram a sua importância para a cidade, fazendo uma releitura da Pelotas do século XVIII, desde a construção das charqueadas.

Quem vai contar essa história serão personagens inspirados em Barões e Baronesas Pelotenses abolicionistas: o Barão e a Baronesa de Caqui, o Barão e a Baronesa da Aliança e o Barão e a Baronesa de São Gonçalo, personagens que são releituras dos verdadeiros barões de Pelotas. Junto deles Sebastião, Benedita, Casimiro, Núbia, Bento, Flora e Esperança compõem o núcleo de personagens que registra a importância dos negros para a cidade de Pelotas e que vão levar ao público marchinhas de carnaval que falam sobre, a Pelotas do sal, do açúcar, da dança, da libertação, do carnaval e do tambor de sopapo.

Assim como a decoração da Biblioteca Pública Pelotense nesta noite, o Centro de Eventos da Fenadoce vai receber painéis com 6 metros de altura, do designer e artista Leandro Selister. O pelotense de coração, que viveu dos 2 aos 18 anos na cidade, fala emocionado sobre a oportunidade de ter seu trabalho na Fenadoce 2019: “Me sinto muito emocionado. Morei muito tempo aqui, e é muito importante devolver pra Pelotas tudo que ela me deu”, afirma.

O trabalho de Leandro estará em destaque no Espaço Arte do Doce, onde o público verá cinco representações do patrimônio pelotense: o Mercado Público, a Biblioteca, o Xafariz das Nereidas, o Teatro 7 de abril e a cozinha do Museu do Doce. Além disso, 21 fotografias de detalhes do patrimônio poderão ser acessadas por meio de QR Codes, e compartilhadas gratuitamente pelas redes sociais.

Além disso, os visitantes da Fenadoce 2019 poderão apreciar o trabalho de Selister em conjunto com as bordadeiras do Grupo Doces Linhas, do Museu do Doce, coordenado pela professora da UFPel, Antonieta Dall’igna. O grupo composto por 12 bordadeiras da terceira idade, bordaram em tecido alguns desenhos de detalhes do patrimônio de Pelotas, feitos pelo artista.

“Espero que a cidade entenda a importância do conjunto histórico e da necessidade de cuidar disso”, aponta Leandro Selister sobre o que espera do seu trabalho, que foi desenvolvido desde janeiro para a 27ª Fenadoce. Selister conta que fez e refez vários desenhos, com cuidado e atenção aos detalhes que cada espaço representado possui, e encerra afirmando: “Olhar o que temos, para cuidar. Estimular isso é meu maior objetivo”.

Conheça as atrações da feira

Festival de Gastronomia

Em 2019 o Festival de Gastronomia da Fenadoce retorna para sua 5ª edição. Inserido na temática central da Feira, a programação promove palestras, oficinas e aulas show que promovem a disseminação da cultura gastronômica de Pelotas. As atividades são realizadas em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que durante a programação do Festival abordará o processo de patrimonialização dos doces de Pelotas. A Universidade também irá centrar suas abordagens em torno de temáticas como o patrimônio alimentar, indústria do pêssego pelotense, entre outros assuntos.

Outro importante parceiro do Festival de Gastronomia é o SENAC Pelotas, que atua no incentivo à utilização de produtos locais, com a ótica de potencializar e reconhecer aquilo que é produzido na região.

Feira da Agricultura Familiar

Outra programação que retorna para sua 5ª edição é a Feira da Agricultura Familiar. Durante a Fenadoce 2019 o espaço contará com 62 expositores da agroindústria, que apresentam seus produtos e aproveitam o movimento da Feira para expandir seus negócios, melhor as condições das famílias, além de atuarem como fornecedores de matéria prima de origem local.

A Feira de Agricultura Familiar é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul em parceria com a Emater e Embrapa, que integra o Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

Festival de Moda

A Fenadoce tem como grande atrativo as doçuras comercializadas, mas a moda também chama atenção dos visitantes, já que o evento conta com uma extensa gama de expositores deste setor. É visando divulgar estes empreendedores, que escolhem a Feira como um ambiente de negócios, que será realizado o Festival de Moda Fenadoce.

A programação trará desfiles para o espaço da Multifeira. Durante as atividades, modelos irão apresentar alguns looks criados a partir de roupas que estão sendo comercializadas pelos estandes.

Ciclo de Negócios

A Fenadoce 2019 também será uma feira voltada ao business e contará, em sua programação, com um Ciclo de Negócios. A ideia é aproximar empresários e estimular novas parcerias, estreitando relações entre clientes e associados do CDL e colocando frente a frente marcas de diferentes segmentos com atuação no mercado pelotense.

O Ciclo de negócios é organizado em parceria com CRA – Conselho Regional de Administração, envolvendo a UFPEL, UCPEL, Faculdade SENAC, Anhanguera, Uniasselvi; SEBRAE; Arranjo Produtivo Local de Alimentos juntamente com o Instituto Brasil á Gosto (São Paulo); Mulheres Empreendedoras – Empreendedorismo Feminino; Talk Jurídico com a participação do Escritório de Advocacia Guterres, Passos, Almeida e Maragalhoni; Federação das Associações dos Jovens Empresários do RS (FAJERS).

Fendoce Cultural

Incentivar a arte e a cultura de Pelotas também é um dos objetivos da Fenadoce, que em 2019 contará com uma grande programação em seus palcos. A Fenadoce Cultural é uma reconhecida vitrine artística, que ajuda a promover as produções locais. Neste ano, as performances ocorrerão em 4 palcos, além do Espaço Arte do Doce, e reunirão apresentações de dança, música, teatro e tradições gaúchas.

A Fenadoce Cultural é financiada pelo Pró-Cultura RS – LIC – Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e contará com patrocínios de Osirnet e Biscoitos Zezé.

Espaço Arte do Doce

O Espaço Arte do Doce irá contemplar a temática desta edição, dando vida a tudo aquilo que representa o “Patrimônio Nosso”. O Espaço é dividido em duas áreas que abordarão artes visuais e artes cênicas e musicais, além de darem destaque ao tombamento e registro do IPHAN, que reconheceu Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial.

No ambiente os visitantes encontrarão cenários compostos por desenhos e ilustrações do Conjunto Histórico de Pelotas. Além disso, o local abrigará personagens que, através da música e das artes cênicas, trarão releituras da cultura, história e tradição da Princesa do Sul.

Gincana Cultural Fenadoce

A edição de 2019 da Gincana Cultural trará como tema de suas atividades “Pelotas: Patrimônio Cultural Brasileiro”. As atividades são voltadas às escolas públicas de ensino fundamental e visa fomentar, através de atividades como desenhos, redações e decorações dos colégios, a valorização cultural por parte das crianças.

Doce Vantagem

Alinhada com o comércio pelotense, a Fenadoce retoma nesta edição a campanha Doce Vantagem. Através de um cupom fiscal com valor mínimo de R$ 50,00, emitido por empresas associadas à CDL Pelotas, o público poderá adquirir um ingresso de meia-entrada para a 27ª edição da Feira.

Fenashow

A Fenashow é um evento realizado pela Beer Produções e traz artistas nacionais para um espaço exclusivo dentro da Fenadoce. Neste ano os shows são de Bruno e Marrone com Felipe Araújo (16/06) e  Roda de Samba do Tiee (22/06) que se apresentará ao lado do Grupo Renascença e Amigos do Sereno.

SERVIÇO FEIRA

O que: Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.

Site: www.fenadoce.com.br | Facebook: www.facebook.com/fenadoce

Assessoria de Imprensa Fenadoce

Foto: Rafael Takaki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.