BlogsPapo de Educação

Jaleco branco nos cursos da área da saúde – Pertencimento a profissão

O uso do jaleco branco nos cursos de saúde é uma prática muito antiga, vai muito além de uma proteção individual, mas também uma proteção aos nossos pacientes. Muitos são os modelos hoje em dia utilizados pelos profissionais, porém a importância do uso correto e o quanto o uso deste equipamento traz um pertencimento à profissão na área da saúde são pouco discutidos.

O uniforme de enfermagem não era como vemos hoje, essa composição de calça e blusa bem confortáveis. Há um registro de enfermeiras cuidando de enfermos na Guerra da Crimeia com vestidos longos que se assemelham aos hábitos de freiras, em 1894. A ideia de ser tão comprido era para que se evitasse, ao máximo, ter contato com infecções.

Florence Nightingale, enfermeira do século XVII, foi a primeira a defender a importância da higiene para tratar feridos de guerra. Florence Nightingale foi essencial na história dos uniformes da área da saúde, não apenas da enfermagem. Reconhecida por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, ela descobriu e defendeu que as condições sanitárias eram fundamentais para o tratamento de pacientes. Hoje, parece óbvio, mas até que a enfermeira lutasse pela higiene, não. Ela acrescentou, inclusive, um avental por cima dos longos vestidos das enfermeiras como uma forma de proteger mais os profissionais.

O jaleco é um equipamento de proteção que ajuda a reduzir os riscos de contaminação causada por fungos, bactérias e vírus. Este Equipamento de Proteção Individual (EPI) protege o profissional da exposição a fluidos e secreções corporais dos pacientes, o que inclui não apenas sangue, mas também a saliva. Além disso, o jaleco é uma representação de limpeza e do respeito que o profissional de saúde tem por seu paciente e pela nobre profissão.

Desde 2022 foi instituído no curso de enfermagem a Cerimônia do Jaleco, que representa não só uma oportunidade de integração e acolhimento dos calouros, mas também um ritual de passagem, que corresponde à saída do ensino médio para a entrada na faculdade.

A Cerimônia do Jaleco propicia um sentimento de pertencimento à profissão que escolheram e responsabilidade para com seu paciente e família, além de marcar o início da vida acadêmica no curso de Enfermagem.

Os nossos alunos recebem o jaleco das mãos dos pais, familiares, amigos, professores, sendo este um momento de muita emoção e representação.

O jaleco simboliza confiança, segurança, atribui identidade ao profissional, representa status, diferenciação social das demais profissões e, ainda, contribui para proteção da roupa e pele do profissional durante o cuidado. Portanto, devem ser observadas as boas práticas no uso e manuseio dessa vestimenta no ambiente de assistência à saúde para a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Patricia Koukidis – Enfermeira e Coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.