HU-FURG presta Serviço de Apoio aos Pacientes Estomizados

Profissionais fazem o acolhimento dos estomizados

Estomia é um procedimento cirúrgico em que é aberto um orifício no abdome e exteriorizado parte do sistema digestório, respiratório ou urinário. O orifício é denominado de estoma e é por onde saem os resíduos dos sistemas e no qual é fixada uma bolsa externa para a coleta dos resíduos. O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atende pessoas com estomias intestinais (colostomia e ileostomia) e urinárias (urostomia). O Serviço de Estomaterapia, como é conhecido, existe há 26 anos no HU e é coordenado pela Profª Drª Enfermeira Giovana Calcagno Gomes.

As razões que levam o paciente a precisar de um estoma são diversas: traumas, problemas congênitos, doenças inflamatórias, câncer e outros. O estoma surge como uma alternativa temporária ou permanente para melhorar a qualidade de vida destes pacientes, porém seu cuidado exige adaptação. A vida das pessoas que vivem com um estoma passa por diversas transformações. No cotidiano, essas pessoas podem apresentar dúvidas e dificuldades para realizar seu autocuidado. Essas com o apoio do Serviço de Estomaterapia, podem ser amenizadas, pois são realizadas ações de orientação para o autocuidado e de prevenção de complicações das estomias. A atenção realizada é de forma integral à saúde por meio de intervenções especializadas de natureza interdisciplinar para o pleno atendimento das necessidades das pessoas com estomia.

Atualmente, são atendidos cerca de 136 pacientes estomizados por mês no HU. Eles foram encaminhados após o procedimento cirúrgico de estomia e, mensalmente, comparecem ao Hospital para receber as orientações básicas, realizar exames e avaliações (quando necessário) e buscar os equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança. Os materiais são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e repassados ao HU pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O acolhimento, orientação e cadastro são realizados todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, na Sala 04 da Ala Azul, 2º andar da área hospitalar, com entrada pela Portaria Central, Rua General Canabarro, s/n. A realização e orientação acerca do cadastro podem ser agendadas no Serviço Social, com as Assistentes Sociais Edineia Schmidt ou Gabriela Spotorno pelo telefone (53) 3233.8853. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos do paciente (original e cópia): Carteira de Identidade e CPF; cartão SUS; comprovante de residência com CEP (cópia apenas lado do endereço); nota de Alta Hospitalar e atestado médico com CID. Cada paciente também deve cadastrar um responsável – documentos necessários (original e uma cópia): Carteira de Identidade e CPF.

Além do Serviço de Estomoterapia também há a Grupoterapia. Uma ação organizada pelo Serviço Social, voltada aos pacientes estomizados e familiares e que fornece informações que melhorem a qualidade de vida do paciente. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional: Serviço Social, Enfermagem e Psicologia. As ações são realizadas mensalmente, sempre na última quarta-feira do mês, às 13h30min. Informações pelo telefone: (53) 3233.8853.

Próximas reuniões de 2017:
  • 29 de Novembro, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua General Osório s/n.
  • 20 de Dezembro, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua General Osório s/n.

Assessoria de Comunicação EBSERH HU-FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.