NotíciasRio Grande do Sul

Governo cria chave PIX de conta oficial para receber doações às vítimas das enchentes

Pessoas e empresas podem fazer doações de qualquer valor

O governo do Estado criou a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quiserem ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana. Foi estabelecida uma chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38) que já está disponível para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial. O anúncio da criação da conta foi feito pelo governador Eduardo Leite, neste sábado (9/9), nas redes sociais.

  • PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
    CNPJ: 92.958.800/0001-38
    Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

Os valores serão geridos pelo Estado em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária. A medida busca disponibilizar um canal seguro para canalizar as doações, que serão aplicadas de forma transparente, com auditoria e fiscalização do poder público. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

O Estado já anunciou as primeiras medidas e aportes para a reconstrução das cidades, com R$ 1 bilhão em linhas especiais de crédito por meio do Banrisul, repasses de R$ 20 milhões para garantir o atendimento de saúde nas comunidades atingidas e ajuda financeira para as famílias mais vulneráveis por meio do programa Volta Por Cima.

Para além disso, o governador destacou que as doações serão importantes para ajudar no restabelecimento da economia das cidades que foram devastadas, reestruturando o meio de vida das pessoas que perderam seus locais de trabalho, negócios e moradia. “Vamos fazer a gestão desses recursos para que cheguem naqueles que mais precisam, ajudando a reerguer pequenos comerciantes que foram afetados e a reconstruir condições dignas de moradia para quem perdeu tudo”, afirmou. “O Estado vai se encarregar da reconstrução da infraestrutura das cidades, mas essas pessoas vão precisar de apoio para que possam se reerguer e restabelecer suas condições de vida”, enfatizou.

Principal necessidade atual de doações em itens (9/9/2023)

Neste momento, em que muitas pessoas estão em abrigos, a principal necessidade é de kits de higiene pessoal, contendo, por exemplo, duas escovas de dente, um creme dental, um sabonete, um desodorante, um shampoo, um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico.

O ideal é realizar a entrega do kit pronto, pois isso dispensa as etapas de triagem e montagem, agilizando o repasse do material às comunidades em vulnerabilidade.

O mesmo vale para os kits de limpeza, que podem conter, por exemplo, um litro (pelo menos) de água sanitária, um litro de desinfetante, um quilo de sabão em pó, 500 ml de detergente líquido, esponjas e panos de limpeza.

Também é recomendado doar vassouras, rodos e baldes.

Outros itens que podem ser doados

Além desses itens, são recebidos nos pontos de coleta agasalhos (roupas de quaisquer gêneros e tamanho e calçados). As peças devem ser entregues limpas e em condições de uso. Calçados devem ser acondicionados em pares.

A população pode doar, ainda, itens de cama e banho e cobertores em boas condições. Esse material deve ser entregue higienizado nos pontos de coleta.

Locais para entrega de doações

  • Central de Doações da Defesa Civil do RS: Permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre. Neste final de semana (9 e 10/9/2023), ficará aberto das 8h às 18h.
  • Palácio Piratini – Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre.
  • Quartéis da Brigada Militar
  • Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar
  • Prefeituras municipais
  • Unidades do Sesc

Trabalho voluntário

Voluntários que queiram auxiliar nos trabalhos de limpeza e reconstrução nas cidades de Muçum e Roca Sales devem se apresentar na Prefeitura Municipal de Encantado. A medida visa otimização dos trabalhos e garantia de fluxo de viaturas, ambulâncias e máquinas nas ruas e estradas da região. De Encantado para Muçum e Roca Sales, a Brigada Militar realiza o transporte e organiza a distribuição no terreno.

SECOM RS

Foto: SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.