Forte odor da Refinaria de Petróleo Riograndense preocupa moradores em Rio Grande

Nesta quarta-feira (01/12), o odor oriundo da Refinaria de Petróleo Riograndense afetou diversos bairros da cidade do Rio Grande, entre eles: Mangueira, Lar Gaúcho, Santa Tereza, Navegantes, Salgado Filho e Centro. Em 19 de novembro a Refinaria informou sobre a Parada Geral de Manutenção que teve início em 21 de novembro e conforme o comunicado, a operação tem duração prevista de 60 dias.

Segundo a Refinaria, a parada faz parte das rotinas de trabalho e tem como objetivo principal realizar manutenção periódica nas Unidades de Processamento. Ainda de acordo com a empresa, durante esse período, pode ocorrer emissões de odor, ruído e oscilações no flare momentaneamente. O flare funciona como um dos sistemas de segurança das tubulações utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento, a sua função é a queima do excesso de gás e reduz o risco de explosões.

Desta vez, durante essa quarta, o odor foi sentido em diversos bairros em Rio Grande, inclusive os mais afastados da indústria durante o dia e à noite. Alguns moradores relataram falta de ar e dor de cabeça em decorrência da inalação. Uma moradora do centro da cidade realizou chamado aos bombeiros, porque acreditava que estava ocorrendo vazamento de gás. Outros moradores relataram a mesma impressão. No entanto, os bombeiros não localizaram nenhum vazamento.

A Refinaria de Petróleo Riograndense respondeu que o odor se trata da Parada Geral de Manutenção. Segundo a nota, essas atividades periódicas são um reforço com a segurança operacional e excelência em operações. A empresa mantém à disposição o número de telefone para contato com a comunidade: (53) 3233-8000.

NOTA OFICIAL DA REFINARIA DE PETRÓLEO RIOGRANDENSE SOBRE A PARADA GERAL DE MANUTENÇÃO DA RPR

A Refinaria de Petróleo Riograndense informa  que a partir do dia 21 de novembro iniciará as suas atividades de Parada Programada Geral, com duração prevista de 60 dias.

A Parada Programada Geral faz parte das rotinas de trabalho da Refinaria e tem como objetivo principal realizar manutenção periódica nas unidades de processamento.

Informamos ainda que, durante as atividades da Parada, poderá ocorrer emissões de odor, ruído e oscilações no flare momentaneamente.

A Parada Geral Programada é um reforço do compromisso da RPR com a segurança operacional e excelência em suas operações.

Em caso de dúvidas, nosso telefone estará disponível para contato com a comunidade.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.