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Famílias em situação de vulnerabilidade social já receberam quase 3 mil cestas básicas da Prefeitura

Desde o dia 28 de março equipes do município estão atuando no recebimento, separação e entrega de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, cuja situação foi agravada pela pandemia da Covid-19. Até a manhã desta segunda-feira (6) já haviam sido distribuídas quase 3 mil cestas básicas adquiridas pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).

A primeira fase de entrega das cestas básicas está concentrada nas famílias que já estão cadastradas no Cadastro Único Nacional (CadÚnico) e recebem o auxílio do Bolsa Família do governo federal. Até o momento o município já recebeu dois lotes das cestas básicas, o 1º lote com 1.630 cestas e o 2º lote com 2.000 (duas mil). A perspectiva é de que o município faça a aquisição de 20 mil cestas básicas para distribuição de acordo com a demanda e necessidade das famílias.

As entregas das cestas nas casas das famílias estão sendo realizadas por equipes da Defesa Civil do  Município, e contam também com o apoio do Exército e da Marinha em Rio Grande. Os profissionais

utilizam máscaras e luvas em acordo com as medidas sanitárias exigidas. A cesta é entregue, preferencialmente, para o titular do cadastro e, na sua ausência, é entregue a outro membro

da família com idade igual ou superior a 18 anos que assina um recibo. O secretário-executivo da Defesa Civil contou que as entregas estão sendo realizadas todos os dias da semana, em diversos bairros de Rio Grande. “Só neste domingo conseguimos realizar a entrega de quase 700 cestas”, disse.

Entre os bairros, cujos moradores já estão cadastrados no CadÚnico, e vão/estão recebendo as cestas neste primeiro momento estão: Castelo, Cidade de Águeda, Maria dos Anjos, Vila da Quinta, Povo Novo, Profilurb, Hidráulica, Miguel de Castro Moreira, Buchholz, São João, São Miguel, Recreio, Bosque Silveira, Rural, Nossa Senhora de Fátima, Marluz, Lagoa, Bernadete, Parque Coelho, Cibrazem, Vila Maria, Jardim Humaitá, Parque São Pedro, Cassino, Parque Guanabara, Querência, Atlântico Sul, BGV, ilhas Torotama e Marinheiros, Taim, Centro, Cidade Nova, Dom Bosquinho, Navegantes, Salgado Filho, Barra Mangueira, Santa Teresa, Vila Militar, Zona Portuária e Vila São Paulo.

A Secretaria de Município de Educação (SMEd) também compõe a ação das cestas básicas desencadeada pela prefeitura. A unidade, levando em consideração a suspensão das aulas escolares, viu nos itens da merenda escolar mais um mecanismo para contribuir na montagem e distribuição de cestas alimentares. Nesse sentido conseguiu elaborar mais 1.201 cestas básicas, cujo público-alvo são as famílias das crianças das escolas municipais.

Sobre a distribuição das cestas às famílias inscritas no CadÚnico, a secretária de Cidadania e Assistência Social faz um pedido para quem tenha, porventura, efetuado mudança no seu endereço. Explica que caso tenha havido mudança no domicílio, a família deve ligar para a CENTRAL DA REDE ACOLHER informando a atualização nos números 3233 – 6050 ou 91319297 (Whats). Ao ligar para a Central é importante já ter em mãos os números NIS (Número de Inscrição Social), CPF, endereço e nome completo. “Aqueles que estão com problemas no cadastro, desatualizado ou bloqueado, serão ajustados posteriormente, o que não os impede de receber as cestas”, esclarece Ana Fausta.

Além disso, aquelas famílias que não estão inseridas no CadÚnico e se dirijam aos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), de forma espontânea, e que preenchem os critérios de vulnerabilidade social, também serão contempladas pelas cestas básicas. Essas famílias também podem ligar para Central da Rede Acolher, informar sua situação e aguardar analise (com verificação domiciliar, se necessário) para receber a cesta.

Atendimento permanente

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, e por ser um serviço essencial, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social está trabalhando com todas as quatro unidades de CRAS (Dra. Lúcia Nader, Cidade de Águeda, Hidráulica e Zona Portuária) abertas, das 8h às 17h, com atendimento individual e com informações às comunidades. Junto aos CRAS funcionam o Cadastro Único. Também está em regime de plantão a unidade do CREAS, das 8h às 17h. Já os serviços de abordagem social e o Centro Pop estão atuando no Albergue Municipal, hoje localizado no Centro de Eventos.

Consulte a seguir o endereço de cada CRAS e quais bairros abrangem

Assessoria de Comunicação/PMRG

Fotos: Defesa Civil de Rio Grande

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