Energias renováveis e compromisso com ambiente são destaque da missão do governo na Alemanha

Nesta quarta, comitiva estadual está na Holanda, para visitar plantas de geração eólica

Uma imersão na área de energias renováveis, com destaque para a eficiência e o compromisso com o meio ambiente. Foi assim o segundo dia da comitiva do governo do Estado no maior evento industrial do mundo, a feira de Hannover, na Alemanha, que coloca em evidência as principais tendências do setor.

Na terça-feira (31/5), os secretários de Estado tiveram a oportunidade de conhecer algumas das principais tecnologias criadas para suprir a alta necessidade de energia no planeta, com uso de energias renováveis e de sistemas inteligentes e hiperconectados. Foram visitados os estandes da Siemens, maior conglomerado industrial alemão, Phoenix Contact, Schneider Eletric, Janitza, Salzgitter AG e Alfa Laval.

Para a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o destaque para a demanda por soluções sustentáveis em Hannover sinaliza a virada para a descarbonização da economia do planeta. “É muito importante verificar que essa feira, que se iniciou em 1947, com o objetivo de mostrar ao mundo o quanto a Alemanha estava preparada para a industrialização, agora, em 2022, mostra o quanto o evento está conectado com as questões ambientais, essencialmente com a transição energética a redução das emissões de carbono”, afirmou.

Outro destaque do dia foi a visita ao estande da Novus, única indústria gaúcha que participa desta edição da feira. Com sede em Canoas, a empresa do ramo da automação tem cerca de 50% da produção exportada para outros países. “Queremos que a Novus seja exemplo para todas as empresas gaúchas. E nós, como governo do Estado, temos o compromisso de seguir auxiliando, seja com desburocratização ou com ações e programas que colaborem para o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul”, ressalta o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que também integra a comitiva.

Acompanhados do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, os integrantes da missão também tiveram a oportunidade de se reunir com os representantes da Deutsche Messe, entidade que organiza o evento. Além de apresentar a agenda de transformação pela qual passa o Estado, Artur Lemos ressaltou a importância de parcerias entre os setores público e privado para potencializar a participação de empresas gaúchas na feira de Hannover.

Nesta quarta-feira (1º/6), os secretários estarão na Holanda, onde haverá visitação de plantas de geração eólica, incluindo a produção hidrogênio verde, alternativa estudada pelo Estado em parceria com empresas do setor privado. A missão na Europa é uma parceria entre o governo e a Fiergs.

SECOM RS

Foto: Guilherme Hamm/SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.