Emater promove Curso de Introdução à Costura e transformação de peças para moradoras da Ilha dos Marinheiros

Um grupo de 12 trabalhadoras da agricultura e da pesca, residentes na Ilha dos Marinheiros, no interior do Rio Grande, recebeu na semana passada um curso de Introdução à Costura e Transformação de Peças. A qualificação de 32 horas de duração foi oferecida com através da uma parceria do Sindicato Rural, Emater/RS-Ascar e Prefeitura do Rio Grande. O curso foi ministrado pela economista doméstica Rita Campelo, professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

De acordo com a extensionista da Emater, Viviane Dutra, ao longo do curso foram ensinadas formas de manutenção e operação das máquinas de costura; técnicas básicas às participantes que não tinham experiência em costura ou manejo da máquina e aprimoramento dos conhecimentos das participantes mais experientes.

A capacitação é apontada como oportunidade de aperfeiçoamento e integração pois nestes cursos surgem novas demandas com os grupos, assim como a possibilidade de gerar renda com a confecção e reforma de peças. “Estes cursos fazem bem para a autoestima das participantes, pois muitas participam pela interação e para conhecer novas pessoas, além de ser uma ótima aprendizagem com possibilidade de gerar renda” afirma Viviane.

A Emater e a Prefeitura vêm desenvolvendo diversas outras ações sociais nas comunidades pesqueiras como forma de buscar uma maior inclusão social e econômica das populações, como o encaminhamento à documentação, acesso a políticas públicas e ao crédito rural.

Próximas Programações

  • Curso de Vestiário Feminino à comunidade do Arraial
  • De 05 a 08 de julho.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.