Defesa Civil de Rio Grande apresenta relatório e planeja ações para o resto do ano

Na reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Rio Grande, o coordenador da Defesa Civil no município, vice-prefeito Paulo Renato Mattos Lemos apresentou o Plano de Contingência para as ações a serem desenvolvidas no município. O Plano é um documento exigido pelo Conselho Regional de Defesa Civil que tem como objetivo por deixar expostas as ações desenvolvidas pelas instituições em momentos de crise e emergência provocados por inundações, temporais e outros eventos climáticos. Além das ações, no Plano constam todos os recursos humanos e máquinas disponíveis pelas instituições para atuar em cada tipo de evento, bem como toda a rede de postos de saúde e a localização de abrigos à disposição.

Durante a reunião, realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura, na tarde desta quarta-feira (15), o vice-prefeito, que também é o coordenador da Defesa Civil em Rio Grande, fez um balanço das atividades dessa área e propôs várias ações a serem executadas esse ano. A apresentação teve a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer, de representantes de secretarias do governo, de autoridades militares e da Câmara de Vereadores.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer elogiou a participação e envolvimento de todos os membros do Conselho e lembrou da necessidade de haver uma rotina com mais reuniões do Conselho Municipal de Defesa Civil, apesar das atividades profissionais desempenhadas por cada um dos integrantes. Lindenmeyer usou como exemplo do trabalho de prevenção da Defesa Civil em Rio Grande a campanha desenvolvida para combater os incêndios na Ilha dos Marinheiros. “Com a campanha, houve uma redução de quase 100% dos casos.”

Entre as ações sugeridas pelo vice-prefeito para esse ano está a proposta de trazer para Rio Grande um curso de Capacitação de Gestores Municipais de Defesa Civil, promovido pela Defesa Civil Estadual, o Capacitar-RS. Ele anunciou, ainda, que outra ação já encaminhada a ser executada nos próximos meses é o projeto Defesa Civil na Escola. “A ideia já está finalizada e pronta para ser executada.” Vão ser distribuídas cartilhas nas escolas com objetivo de fazer um trabalho de esclarecimento na rede escolar sobre como atuar em casos de incêndios e outros sinistros. “É um atividade preventiva, esse é o trabalho que queremos fazer”, acentuou Paulo Renato.

Ainda na reunião, o vice-prefeito elogiou a colaboração e envolvimento de todos os membros do Conselho, sejam civis, militares e voluntários, “parceiros em vários momentos”, e todo o apoio que tem recebido do prefeito Alexandre Lindenmeyer no fortalecimento da Defesa Civil rio-grandina. Disse que “somos uma cidade com mais de 200 mil habitantes e precisamos do apoio de todos esses órgãos que, agora, vão contribuir na elaboração e atualização do Plano de Contingência do município, a fim de que possamos dar as respostas mais rapidamente no atendimento à comunidade quando formos solicitados”.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.