NotíciasRio GrandeRio Grande do Sul

CUFA RS e Banrisul Cultural se unem em campanha de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio no Rio Grande do Sul

Parceria prevê ações de sensibilização, qualificação profissional, geração de renda e produção de conhecimento para fortalecer a proteção às mulheres gaúchas. A campanha, que será veiculada neste fim de semana, é protagonizada por mulheres reais, de diferentes comunidades do Estado

A Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA RS) e o Banrisul Cultural realizam neste fim de semana, dias 13 e 14 de junho, a veiculação da campanha “O Rio Grande do Sul diz não à violência contra a mulher e ao feminicídio”. A união entre as instituições tem como objetivo ampliar o alcance das ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, promovendo atividades que dialogam diretamente com as comunidades, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.

Entre as entregas estão a realização de 300 iniciativas, sendo mais de 200 ações de
sensibilização e capacitação em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, incluindo programas de qualificação profissional voltados para mulheres e iniciativas descentralizadas de geração de renda e autonomia financeira. Também estão confirmadas a realização de uma pesquisa sobre a temática, com coleta de dados em todo o Estado, e a produção de uma cartilha que reunirá informações, dados e orientações sobre prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. As ações devem impactar mais de 100 mil pessoas. 

A campanha é estampada por mulheres reais, que vivem e atuam em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. São líderes comunitárias, educadoras, empreendedoras, indígenas, ribeirinhas e comunicadoras que desenvolvem diariamente ações de transformação social em seus territórios. Suas trajetórias e vivências representam a diversidade do Rio Grande do Sul e reforçam a mensagem de que o enfrentamento à violência contra a mulher deve ser construído de forma coletiva, a partir da realidade de quem vive essa pauta no dia a dia.

Campanha mobiliza ações presenciais e digitais neste fim de semana A veiculação da campanha contará com uma ampla mobilização de comunicação. Estão previstas ações de rua, distribuição de materiais informativos, entrega de flyers de conscientização, ativações em espaços públicos, além da veiculação de peças de comunicação em diferentes pontos de Porto Alegre. Paralelamente, a campanha contará com uma forte estratégia digital, ampliando o debate sobre prevenção à violência contra a mulher, direitos, acolhimento e canais de denúncia, levando informação para milhares de pessoas em todo o estado.

A parceria da CUFA RS com o Banrisul Cultural busca contribuir para o fortalecimento das redes de proteção e para a ampliação do acesso à informação, entendendo que o combate à violência exige ações permanentes de conscientização, acolhimento e promoção de oportunidades. Para o presidente da CUFA RS, Júnior Torres, a chegada do Banrisul Cultural à campanha representa um passo importante para ampliar o impacto da mobilização. “O enfrentamento à violência contra a mulher precisa ser uma responsabilidade coletiva. Essa parceria fortalece uma campanha que já vem mobilizando diversos setores da sociedade e nos permite chegar ainda mais longe, levando informação, qualificação e oportunidades para mulheres de diferentes regiões do Estado”, destaca.

O Banrisul Cultural aderiu à campanha “O RS diz não à violência contra a mulher e o feminicídio”, investindo mais de R$ 2 milhões para a realização das ações. “Abraçamos a campanha compreendendo que uma transformação social efetiva no combate à violência contra as mulheres precisa iniciar com educação e conscientização, desde a infância, e chegar a todos os lugares. A parceria com a CUFA RS nos possibilita essa capilaridade necessária para uma ação abrangente e inclusiva em todo o território gaúcho”, avalia Beatriz Araujo, diretora-geral do Banrisul Cultural.

Sobre a Central Única de Favelas do Rio Grande do Sul

A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização de alcance internacional,
reconhecida por seu trabalho nas áreas de educação, cultura, esporte, empreendedorismo e responsabilidade social. Há mais de 30 anos, a CUFA transforma vidas em favelas de todo o Brasil e em diversos países, conectando comunidades a oportunidades que promovem inclusão, cidadania e desenvolvimento social. No Rio Grande do Sul, a CUFA desenvolve e executa projetos nas áreas de educação, cultura, esporte, comunicação, empreendedorismo, inovação e inclusão socioprodutiva. Com uma atuação baseada no território, na escuta e na construção coletiva, a organização fortalece lideranças comunitárias, amplia oportunidades e coloca as favelas e periferias no centro das soluções para o desenvolvimento do estado.

Sobre o Banrisul Cultural

O Banrisul Cultural é uma instituição criada para desenvolver iniciativas que aproximem as pessoas, gerando oportunidades e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, criativa e sensível. O instituto reforça o compromisso histórico do Banrisul com os gaúchos e marca uma nova etapa na trajetória do banco, ampliando a relação com a cultura, a educação e o desenvolvimento social. Com atuação em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Banrisul Cultural ocupa espaços já existentes, como escolas, teatros e bibliotecas, promovendo a valorização e o desenvolvimento cultural do Estado por meio de ações e atividades que respeitem a memória e o patrimônio, democratizem o acesso à arte e à cultura, incentivem a pluralidade de linguagens artísticas e promovam a inclusão. As iniciativas desenvolvidas pelo instituto têm a preocupação de gerar impacto duradouro na sociedade, com programas e projetos contínuos, capazes de estimular a transformação social.

Foto: Gian Michailoff

Assessoria de Comunicação CUFA

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.