Convidada para a Escola de Governo de Oxford, Leany Lemos deixará BRDE

Leany entregou uma carta de desligamento do BRDE ao governador Ranolfo

A diretora de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leany Lemos, deixará o cargo no próximo mês para integrar, como convidada, a Escola de Governo Blavatnik, da Universidade de Oxford. A cadeira Lemann Fellow of Practice é ocupada por profissionais e acadêmicos com excepcional desempenho, conforme a carta-convite aponta.

O anúncio da sua saída ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (13/6), no Palácio Piratini, com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e do diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. A gestora entregou uma carta de desligamento, relembrando suas realizações, e agradeceu pela passagem no governo.

“Gostaria de agradecer publicamente o empenho e o excelente trabalho desenvolvido pela Leany como secretária de governo e presidente do BRDE, sendo a primeira mulher a liderar a pasta do Planejamento e o banco de desenvolvimento. Sua passagem pela gestão foi exemplar, contribuindo para as reformas administrativas do Estado e coordenando o Comitê de Dados no enfrentamento da pandemia, entre outras ações. Desejo a ela todo sucesso em sua carreira acadêmica”, disse o governador.

Leany atuará como mentora em iniciativas que promovam elo entre prática e pesquisa, além de elaborar estudos sobre impacto de bancos de fomento, desenvolvimento e políticas fiscais.

Sua trajetória no Executivo Estadual começou em janeiro de 2019, quando foi a primeira mulher a assumir a então Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, onde teve papel importante no conjunto de reformas que asseguraram o equilíbrio nas contas públicas do Estado. Ela participou do grupo que desenhou as mudanças na legislação da previdência e das carreiras.

“O saneamento das contas abre espaço para uma melhor prestação de serviços nas mais diferentes áreas, recuperando a respeitabilidade do Estado na federação. Foram mudanças difíceis, estruturantes, essenciais para a virada necessária”, afirmou Leany na carta.

A então secretária ainda coordenou o Comitê de Dados no enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Com base em evidências e em colaboração com a sociedade, foi possível adotarmos um inédito sistema de gestão da pandemia que virou referência para outros estados e municípios e, quero crer, ajudou o Estado do Rio Grande do Sul a salvar vidas”, disse.

Resultados

Em dezembro de 2020, Leany foi a primeira mulher a assumir a presidência do BRDE em 60 anos de história da instituição. Sua gestão alcançou resultados expressivos. Em 2021, registrou-se um recorde histórico em termos de operações de crédito, com R$ 4,1 bilhões em novos financiamentos

No mesmo período, o banco obteve um lucro líquido de R$ 266,6 milhões. Trata-se do segundo melhor resultado nominal já alcançado pelo banco na série histórica iniciada há duas décadas, superando em 33,8% o apurado no ano anterior.

Retorno

O convite da Escola de Oxford marca o retorno de Leany Lemos à mais antiga universidade pública da Inglaterra, uma das mais reconhecidas no mundo, e onde concluiu o estágio pós-doutoral no programa Oxford-Princeton Global Leaders em 2011, na área de Ciência Política.

“Tenho uma gratidão gigantesca ao ex-governador Eduardo Leite, pelo convite e pela confiança, e ao governador Ranolfo, por ter me mantido na posição. A ambos, gratidão por sua gentileza, cavalheirismo, respeito, perguntas desafiantes e todo o reconhecimento que vivi em cada momento. Cresci como profissional e como ser humano”, destacou.

Leany é mestre em Ciência Política (1998) e doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília (UnB). Nascida em Brasília, foi pesquisadora colaboradora plena do Instituto de Política/UnB de 2008 a 2013. É servidora de carreira do Senado desde 1993 e professora do mestrado em Gestão Pública no Instituto de Direito Público (IDP) desde 2017.

Ascom BRDE e SECOM RS

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.