Notícias

Comunidade Escolar da Valdir Castro e gestores da SMEd alinham medidas para solução de problemas na escola

Os pais, alunos, direção, professores da EMEF Valdir Castro, representantes da Associação de Bairro da Santa Rosa e gestores da Secretaria de Município de Educação de Rio Grande (SMEd) estiveram reunidos durante boa parte da tarde desta terça-feira (16) para debater e encontrar conjuntamente soluções frente aos problemas apontados pela comunidade escolar na instituição de ensino.

Há quinze dias um grupo de pais já havia estado na SMEd, reunido com a titular da pasta, Vanessa Pintanel, ocasião em que prazos foram acordados entre as partes para a resolução das demandas de falta de espaço, problemas na fiação elétrica, merenda escolar e presença de roedores nas dependências da escola.

O diálogo desta tarde foi conduzido pela secretária de Educação de Rio Grande, que esteve na escola acompanhada por parte da equipe diretiva da SMEd, entre elas a secretária adjunta da pasta, Neci Bandeira, a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar, Rita de Cássia, as nutricionistas do Núcleo, Bruna Mendonça e Flávia Scattolin, a gerente de Recursos Humanos, Débora Carvalho, o superintendente de Gestão Pedagógica Felipe Alonso,  a chefe de Gabinete, Adriana Carvalho, a superintendente de Gestão Administrativa Luciane Amaral, Denise das Neves, responsável pela Educação Integral na SMEd, além de representantes do Conselho de Alimentação Escolar.

Ao final das três horas de diálogo, que contou com a participação ativa dos pais, alunos,

professores da instituição e associação de bairro, o grupo realinhou as ações e medidas, parte delas já em execução, para os problemas apresentados.

Já está em processo de aquisição pela SMEd uma “Sala Conteiner”, estrutura que será utilizada para as aulas da turma do 9º ano. Até a chegada do equipamento os alunos serão, momentaneamente, realocados de lugar, mas continuarão dentro do prédio da escola, utilizando a sala que serve como secretaria da instituição, até a chegada  da peça.

Tendo em vista que a recente dedetização não eliminou completamente a presença de roedores no espaço, uma nova dedetização será realizada nas dependências da escola, já nesta quinta-feira, 18. Por isto não haverá aula na instituição, como também não haverá na próxima segunda, 22, quando a data será utilizada para a realização de uma grande limpeza em todos os espaços da Valdir Castro.

Sobre a insuficiência na quantidade de alimentação escolar levantada pelos pais e direção, especificamente no que tangem aos gêneros de hortifrutigranjeiros, a escola fará um novo pedido ao Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd apontando as quantidades necessárias para o consumo diário dos alunos, portanto um readequamento de quantidade dos hortifrútis.

A situação do poste, com fiação exposta, em um dos pátios da escola, já foi reparada. Um técnico em eletricidade terceirizado contratado pela SMEd está no local realizando os serviços necessários. No poste específico sinalizado pela comunidade escolar a fiação foi substituída, assim como novos isoladores foram recolocados na fiação. Outras medidas que serão tomadas são a retirada de alguns postes na parte externa da escola e a colocação de tubulações aéreas anexas às paredes da escola, por onde parte dos fios passará até chegar a uma estrutura de fiação subterrânea, que levará a rede até a sala “colmeia” da unidade de ensino. Este trabalho também já está em curso.

O novo prédio da escola no bairro, para onde serão realocados todos os alunos, está em fase de finalização e deve ser entregue até o final deste primeiro semestre.

Para a secretária de Educação de Rio Grande, o resultado da reunião foi bastante produtivo. “O saldo da reunião foi positivo. Foi um espaço em que pudemos conversar, dialogar e ver os problemas por diferentes pontos de vista. Isso é fundamental para que a gente tenha condições de tomar as decisões que são necessárias para solucionar estes problemas. O encontro nos possibilitou ter outros olhares que não são os da secretaria, não são os da escola, mas que são os da família, e que contribuíram muito para o encaminhamentos das resoluções desses conflitos”, concluiu Vanessa Pintanel.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.