Notícias

Clube de Ciência instiga a importância dos experimentos científicos à jovens do CCMar

Projeto é parceria entre OTROPORTO e CCMar/Furg e proporciona o letramento científico de acordo com Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Imagine experienciar a mudança de pH da água do mar e perceber as consequências disso para o planeta? Junte a isso os olhos curiosos de 15 jovens com idades entre 14 e 17 anos, alunos do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar/Furg). A iniciativa faz parte do Clube de Ciência, uma atividade do OTROPORTO, em parceria com o CCMar/Furg, conduzida pelo professor Guy Barcellos. A partir desse ano o curso deverá acontecer anualmente, sempre nas férias de verão, contribuindo para que os alunos percebam a importância do conhecimento científico para compreensão do mundo em que vivem. “Desta maneira os jovens podem perceber de forma ampla os fenômenos naturais e tecnológicos, além de tirar suas conclusões científicas por meio do estímulo à curiosidade”, observa Guy. Ele recorda que foi marcante ver a reação do grupo durante a simulação do processo de acidificação do oceano devido às emissões de CO2. “Eles viram que as conchas apresentavam perfurações e corrosões e dessa forma compreenderam o quanto a poluição e as queimadas, são processos danosos para os ecossistemas e a biodiversidade”, detalha.

O curso teve carga horária de 27 horas/aula e trabalhou a formação humana integral, do pensamento crítico e complexo, o desenvolvimento da cidadania e o fomento do desenvolvimento sustentável. Outro momento curioso foi quando testaram a quantificação do ácido ascórbico. Os alunos puderam verificar que o suco de laranja natural chega a ter 27 vezes mais vitamina C do que os “sucos” em pó ou processados.

O cronograma de atividades contou ainda com uma saída de campo a bordo do Barco-Escola Flor-do-Mar. Foram feitas várias coletas de água e analisadas in loco. Na medida em que o barco se aproximava do oceano, o grupo percebia que a água do estuário diminuía a turbidez, aumentando a salinidade e temperatura. “Eles compreenderam a complexidade da dinâmica do contato da região estuarina da Lagoa dos Patos com o oceano”, ressaltou Guy.

O curso contou com os professores assistentes Ricardo Assumpção (Acadêmico de Física da FURG) e Everson Veiga (Historiador pela UFRGS), além do apoio logístico dos coordenadores Dóris Wonghon (CCMar-Furg) e Duda Keiber (OTROPORTO) e direção geral do Dr. Lauro Barcellos. O Clube da Ciência deverá se repetir em Pelotas no decorrer do ano, na sede do OTROPORTO.

Satolep Press

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.