Cerimônia de abertura da 28ª Fenadoce celebrou a retomada do evento após dois anos

A noite desta quinta-feira (09) foi para celebrar os doces (re)encontros, a cultura, a tradição doceira e a história de Pelotas durante a cerimônia oficial de abertura da 28ª Fenadoce. A ocasião contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, que salientou principalmente os investimentos que a região tem recebido e o seu crescimento. Antes mesmo da cerimônia, o gabinete do Governador já havia se instalado no Centro de Eventos Fenadoce em uma iniciativa do projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade, que prevê a ida da sede do governo em diversas feiras estaduais ao longo deste ano.

Em sua fala na abertura, Ranolfo Vieira Júnior ressaltou a alegria de estar celebrando o retorno da feira e também do desenvolvimento da região. “Todos os investimentos do projeto Avançar em Pelotas já somam mais de R$ 120 milhões. Efetivamente, vivemos um novo momento. Desejo uma excelente Fenadoce para todos!”, finalizou.

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, fez questão de agradecer a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas por ter apoiado a campanha municipal de vacinação cedendo o espaço do Centro de Eventos em uma grande ajuda humanitária. “Essa é a Fenadoce do reencontro, da superação, e é marcante. A CDL fez uma transformação fantástica e em pouco tempo tivemos essa organização. Esse ano é a mais significativa de todas as edições. Mais do que uma reinvenção, é um milagre que diz muito da nossa força, resiliência e o futuro que iremos construir juntos”, disse ela.

O ex-Governador do Estado e pelotense Eduardo Leite também prestigiou a cerimônia e celebrou o retorno à cidade. “Aqui foi onde eu dei meus primeiros passos políticos e tenho certeza de que será ainda mais alavancado. Em Pelotas temos empresários e empreendedores comprometidos em fazer a Fenadoce acontecer”, salientou.

Ainda durante a cerimônia, Ênio Ferreira, Membro da Comissão Organizadora da Fenadoce 2022, agradeceu o apoio de todos os patrocinadores e entidades, exaltando o que significa a feira neste ano. “A Fenadoce existe para muitos propósitos, mas sobretudo para dar ainda mais valor cultural e histórico à cidade de Pelotas, resgatando e reanimando a sua vida. É por isso que esse evento é uma das maiores expressões culturais do Rio Grande do Sul e do Brasil”, afirmou.

Já o Senador Lasier Martins destacou a tradição doceira como patrimônio imaterial brasileiro e que leva o nome de Pelotas e do Estado por todo o país. Além dele, o Deputado Federal Daniel Trzeciak lembrou da importância de Bernardo de Souza na criação da feira e também das doceiras, que produzem e geram a economia da cidade, mantendo viva a história de Pelotas. O Presidente da Câmara de Vereadores, César Brizolara, também destacou a força do evento.

A cerimônia recebeu a presença dos secretários municipais de Pelotas das pastas de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, Educação e Desporto de Pelotas, Adriane Silveira, Segurança Pública, José Apodi Dourado, Cultura, Paulo Pedrozo, Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, Obras e Pavimentação, Giovan Pereira, Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, além da Diretora Presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, Michele Alsina, e os vereadores Márcio Santos, Paulo Coutinho, Carla Cassais, Cristiano Silva, Michel Promove, Carlos Júnior Jone Soares. Ainda, prestigiaram a abertura a Presidente da Associação das Doceiras de Pelotas, Simone Bicca, o Presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol, o Diretor Superintendente do Sebrae/RS, André Godói, o Reitor do IFSul, Prof. Flávio nunes, a Reitora de UFPel, Isabela Andrade, a Diretora do Senac Pelotas, Mariangela Iturriet, o Comandante do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, Coronel João Paulo Azambuja, o Comandante do CRPO Sul, Tenente Coronel Claudio de Azevedo Goggia, o Deputado Federal Afonso Hamm, o Prefeito de Cerrito e Presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul, Douglas Silveira, e o Defensor Público-Geral do Estado em exercício, Dr. Alexandre Brandão. Entre os Secretários do Estado, estiveram os responsáveis pelas pastas de Educação, Tânia Moreira, Cultura, Beatriz Araújo, Meio Ambiente e Infraestrutura, Mariane Kaufmann, Turismo, Raphael Ayub, Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, e Apoio à Gestão Administrativa, Agostinho Meireles. Compareceram ainda os deputados estaduais Luiz Henrique Viana, Pedro Pereira, Gaúcho da Geral, Ten. Cel. Zucco, Capitão Macedo, Dirceu Franciscon e Annie Ortiz.

Assessoria de Comunicação Fenadoce

Foto: Alair Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.