Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul Acompanha Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes em Rio Grande

Amanhã, dia 2, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) acompanhará os cortejos marítimos da tradicional procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes nas cidades do Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Arroio Grande e Jaguarão.

Em Rio Grande, o cortejo iniciará às 15 horas no cais do município de São José do Norte, percorrendo o canal do Porto Novo e do Porto Velho até o Rincão da Cebola, na cidade do Rio Grande, retornando ao cais de São José do Norte. As Lanchas e as Embarcações de Casco Semi-Rígido (ECSR) da CPRS, com auxílio das Embarcações Pneumáticas de Emprego Geral (EPEG) do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, da Estação Naval do Rio Grande, do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, acompanhados pelas embarcações da Polícia Federal, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, têm o objetivo de ordenar as embarcações no cortejo e proporcionar segurança aos fiéis e embarcações. Uma aeronave do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral sobrevoará a procissão, contribuindo para a prevenção de acidentes.

A Capitania dos Portos orienta os responsáveis pelas embarcações que participarão das procissões na região sul do Estado para a observância das normas estabelecidas pela Autoridade Marítima, com o objetivo da manutenção da segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, de modo a contribuir para a segurança de todos os participantes do evento.

→ 43ª Festa de Iemanjá

Será realizada pela Capitania dos Portos a Inspeção Naval para verificação do cumprimento da legislação e acompanhamento da disposição das embarcações durante a procissão. O descumprimento das normas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e Regulamento para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM) poderá determinar a aplicação de penalidades que podem incluir a retenção da embarcação e a notificação do seu condutor pela Capitania dos Portos, sem prejuízo da aplicação de outras sanções previstas em lei.

Está prevista também a utilização do etilômetro (bafômetro) para aferição do nível de alcoolemia daqueles condutores de embarcações que apresentarem sinais de embriaguez. Caso seja constatada a presença de álcool no organismo do condutor serão adotadas medidas como apreensão da embarcação, retenção da CIR/CHA e a entrega do condutor à autoridade policial, para enquadramento no Código Penal e demais providências cabíveis.

O Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Luis Fernando Kraemer Bulsing, lembra que cabe a todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos zelar pela manutenção de uma navegação segura.

Assessoria de Comunicação Social Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.