NotíciasRio Grande

Aprovado indicativo de greve dos professores da FURG e do IFRS campus Rio Grande

No início da noite desta quarta-feira, 03/04, em Assembleia Geral Permanente, na sede da APROFURG – Seção Sindical do ANDES-SN foi aprovado indicativo de greve para 08/04/2024 da categoria docente da FURG em todos os campi e do IFRS – campus Rio Grande.

A votação transcorreu de forma organizada e após a decisão por maioria, a presidenta da APROFURG, Marcia Umpierre, declarou: “Está aprovado o nosso indicativo de greve para o dia 08 de abril”, a fala foi seguida por salva de palmas dos(as) participantes.

A mobilização dos professores e professoras é pela recomposição salarial, por novos concursos para que os professores, professoras e técnicos (as) em educação não sofram com o acúmulo de funções, pela melhoria das estruturas nas Universidades e nos Institutos Federais, pela aquisição de insumos e equipamentos. Os professores e professoras lutam pela urgente ampliação dos orçamentos das Universidades e dos IFs.

“Nós estamos fazendo ações de mobilização, passando nas salas de aula, conversando, não só com professores, mas com estudantes e técnicos administrativos em educação sobre as pautas que nós aprovamos na última Assembleia. É necessário que a gente conheça a realidade de quem está lá nos campi. Nós, professores da multicampia, precisamos ter condições de trabalho tanto quanto os professores e professoras do campus Carreiros. Atividade de ensino, pesquisa e extensão que a assistência seja igual, que os estudantes daqui não sejam mais privilegiados que os estudantes da multicampia.”, destacou Marcia.

A presidenta ainda relembrou as condições do campus em que leciona em São Lourenço do Sul: “Sou professora da multicampia e o nosso campus não tem nenhum prédio próprio, só temos prédios alugados. A nossa van para fazer saída de campo estragou e estamos sem viatura. A nossa van não tem mais conserto, os nossos equipamentos não estão dando conta de seguir funcionando. É isso que nós realmente queremos, é essa universidade que nós queremos?”, indagou aos presentes na Assembleia.

O membro da diretoria da APROFURG, Cristiano Engelke, pontuou sua fala reiterando sobre a perda salarial ao longo dos anos, os problemas estruturais e que prejudicam diariamente as condições de trabalho dos professores e professoras da Universidade e dos Institutos Federais: “O ANDES é um sindicato que defende a classe e que defende a educação pública, gratuita e de qualidade, laica e socialmente referenciada. Que defende a democracia acima de tudo. A greve é o caminho, nós estamos muito defasados, as nossas perdas se acumulam em 50% nos últimos anos e mais: que é a estrutura da nossa Universidade, a estrutura dos Institutos Federais. Todos e todas que estão aqui veem claramente no seu cotidiano o quanto estamos sucateados e em péssimas condições de trabalho.”

Entenda

O 42º Congresso do ANDES-SN, realizado entre 26 de fevereiro e 1 de março, aprovou a construção da greve nas instituições federais de ensino e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, rumo à greve unificada do funcionalismo público federal.

Já em âmbito local, a Assembleia desta quarta-feira integrou o primeiro momento previsto no calendário de construção de greve, aprovado na Assembleia do dia 26 de março.

O estado de greve foi aprovado em 20 de março dando o início ao movimento que tem como propósito melhorias nas condições da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do IFRS – campus Rio Grande para a comunidade acadêmica.

Próximos passos

O Comando Local de Mobilização da APROFURG irá protocolar na sexta-feira (05/04) às 14h, junto à reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a notificação de deflagração da greve docente, que está prevista para iniciar no dia 08 de abril. O ofício ao IFRS – campus Rio Grande será entregue na sexta-feira (05/04) às 8h30.

Na segunda-feira, dia 08/04, ocorrerá uma nova Assembleia Permanente para a categoria docente da FURG e do IFRS – Campus Rio Grande, com primeira chamada às 08h30min, e segunda chamada às 9h. A pauta será “Deflagração da greve da categoria docente da FURG e do IFRS – campus Rio Grande”.

Assessoria de Comunicação APROFURG

Foto: APROFURG

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.