Após três décadas de espera, obras do ABC-X iniciam na próxima semana

No começo da próxima semana iniciam as montagens dos canteiros de obras do loteamento ABC-X. A implantação das redes de água e esgoto, na localidade do balneário Cassino, somam R$ 2.950.00,00 em investimentos resultados da renovação de contrato entre a Prefeitura Municipal do Rio Grande e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no ano de 2014. O prazo para a finalização das obras é de 9 meses.

Para que o contrato entre as partes fosse renovado, o Executivo Municipal pontuou uma série de melhorias e contrapartidas que deveriam ser avaliadas e cumpridas pela estatal no âmbito do município, em especial, o atendimento desta pauta histórica que se arrasta por mais de 30 anos, ultrapassando diferentes gestões, sem um desenlace favorável para cerca de 400 famílias. Os lotes foram vendidos pela Prefeitura em 1986.

As obras de esgoto serão divididas em duas bacias, com a construção de duas elevatórias. São 5km de rede coletora e 3km de emissários, que somam-se à aproximadamente 4km previstos de rede de água.

“O avanço nas obras do ABC X é uma das ações que resultou naquilo que nós construímos com a renovação do contrato com a Corsan, na época, contestada por muitos. Muita gente queria que a gente seguisse o caminho de outros municípios de pequeno e médio porte, que aderiram às privatizações e, hoje, além da precarização do serviço, não possuem um centavo em investimento, como estamos tendo por aqui, através do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada”, argumentou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

Em Rio Grande, o contrato firmado pelo Executivo Municipal e a Corsan prevê que 100% da tarifa de esgoto e 5% da tarifa de água sejam destinadas para o respectivo fundo e, mediante aprovação de uma comissão composta por representantes da Prefeitura, da Corsan e da sociedade civil organizada, aplicada em investimentos na cidade.

O anúncio das obras ocorreu em fevereiro deste ano, em coletiva realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal do Rio Grande. No ato, além do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, estiveram presentes a primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, a Superintendente Adjunta Regional Sul, Silvana Dutra, o Gestor da Unidade de Saneamento Especial de Rio Grande, Edison da Silva, o Gestor de Operações da AGR Engenharia, Maurício Ferrer e o engenheiro Hélio Alvarez, dentre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.