Ampliação do Estratégia Saúde da Família até o BGV aumenta para 61% cobertura do Programa

61%. Este é a nova marca de cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em Rio Grande

A porcentagem foi alcançada graças ao início dos serviços da ESF no Bairro Getúlio Vargas, anunciada hoje à tarde em ato oficial da Administração Municipal no bairro. A cerimônia foi realizada na agora intitulada Unidade Básica de Saúde da Família, Arthur Baldez Schmidt, localizada na Rua 6 do BGV.

Durante a solenidade, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado do vice-prefeito Paulo Renato Gomes, comemorou o início das ações do Programa e disse esperar que elas sejam efetivas e transformadoras nas vidas dos moradores. “Fico extremamente feliz em participar deste momento tão importante para a comunidade do BGV. Com a chegada do ESF aqui nossa expectativa é de que os resultados em prevenção e promoção em Saúde sejam cada vez mais positivos e transformadores no que tange à qualidade de vida das pessoas”, argumentou Alexandre.

O Programa Estratégia Saúde da Família consiste na oferta, através de uma UBSF, de atendimentos de atenção integral e multiprofissional, dentro de todas as fases do ciclo vital dos pacientes usuários do SUS, desde o pré-natal na gestante, atendimento ao recém-nascido, à criança, aos adolescentes, adultos e idosos, assim como pacientes de grupos prioritários.

Também são oferecidos pela unidade procedimentos ambulatoriais como inalações, injeções, curativos, vacinas, testes rápidos, coletas para exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades, visitas de atendimento domiciliar e fornecimento de medicação básica. Um serviço de atendimento odontológico na UBSF se encontra em fase de planejamento. A estrutura física da unidade conta com dois consultórios médicos, uma sala de procedimentos, uma sala de enfermagem, sala de vacinas, almoxarifado, cozinha e dois banheiros.

Acompanhado da coordenadora da UBSF, Fabiana Gallo, e do coordenador do ESF, André de Azevedo, o secretário de Saúde Maicon Lemos reiterou que o início da atuação das equipes representa o atendimento a uma demanda antiga da comunidade. “É uma resposta que damos à comunidade do BGV, a essa necessidade tão antiga. A partir de hoje a população do bairro conta com uma equipe preparada, qualificada e engajada para dar a atenção que a comunidade precisa. São três equipes, compostas por 3 médicos, 3 técnicos de enfermagem, 3 enfermeiros e uma agente comunitária de Saúde. É a equipe que inicia, com perspectivas de ampliação. Inclusive em breve teremos processo seletivo para novos agentes comunitários de saúde”, completou Lemos.

O coordenador do Programa Estratégia Saúde da Família realizou um agradecimento especial ao Núcleo de Saúde da Família pelo empenho na construção da ampliação. “O NASF foi essencial para a concretização deste trabalho. É um passo muito importante este que damos aqui hoje”, declarou André.

A ampliação do Estratégia Saúde da Família até o Bairro Getúlio Vargas se soma a outras ações do Executivo Municipal relacionadas à melhoria dos serviços em assistência social, educação e habitação disponibilizados na localidade. Entre eles estão a recente inauguração do CRAS Zona Portuária, a municipalização da EMEI Fraternidade, a entrega dos residenciais BGV, o recebimento do prédio da escola Alcides Barcellos (que passará por adequações até o final do ano) e o trabalho de Regularização Fundiária feito pelas equipes do Programa Papel Passado.

Também estiveram presentes na solenidade profissionais da área da Saúde, gestores, autoridades municipais e profissionais da imprensa.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.